Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Implantação de redes coletoras de esgoto começam na próxima semana

Publicado em 26/07/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Canteiro de obras na Servidão Três Marias, em Ingleses / Foto: Cid Junckes

Canteiro de obras na Servidão Três Marias, em Ingleses / Foto: Cid Junckes

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) começa na próxima terça-feira (1°) de agosto, a abertura de vias para o assentamento das primeiras redes coletoras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ingleses e Santinho.

A abertura das ruas acontecerá de forma paralela nos dois bairros. No Santinho, o trabalho começa pela Servidão Maria Ramos Gama. Na sequência, em intervalos de aproximadamente 15 dias, os trabalhos começam pela Rua João Manoel Vieira e pela Servidão Navegantes do Mar (veja cronograma abaixo).

Em Ingleses, o assentamento de redes de coleta se inicia no Sítio Capivari, Servidão Júlio Petroski, passando depois para a servidão Eduardo Marques Rosa e servidão Luiz Flor Francisco. Fôlderes explicativos estão sendo entregues aos moradores ou colocados nas caixas de correio comunicando ao morador sobre início das obras em sua rua e os benefícios do sistema de esgotamento.

O canteiro de obras do consórcio construtor Trix/Infracon está montado na Servidão Três Marias, 164, dentro do terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgotos.

Orientações para a população

A partir da próxima semana, periodicamente serão divulgadas orientações para a população de Ingleses e Santinho, onde as obras de esgotamento sanitário serão executadas.

De acordo com a assessoria de imprensa da CASAN, será desenvolvido nos dois barros um trabalho socioambiental para dialogar com a população. Serão realizadas ações permanentes de divulgação junto a residências e imóveis comerciais, em veículos de comunicação e pelas redes sociais. 

O objetivo é informar sobre o cronograma das frentes de trabalho, eventuais interrupções no tráfego e opções de desvio, assim como orientações sobre os benefícios do saneamento básico.

Investimento

A ampliação do sistema de esgotamento sanitário receberá investimento total de R$ 84 milhões, atendendo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro), além da praia do Santinho. Serão beneficiados 42 mil moradores fixos, além de veranistas na região do estado que mais recebe turistas no verão.

Serão implantados 58 quilômetros de redes coletoras, em torno de 4.500 mil ligações domiciliares, oito estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto. Essa unidade terá capacidade de depurar 105 litros de esgoto por segundo em nível terciário, o mais efetivo. Esse tipo de tratamento possibilita a remoção de matéria orgânica e também de fósforo e de nitrogênio do efluente, evitando o comprometimento de ambientes aquáticos.

A obra dos Ingleses teve sua primeira etapa iniciada ainda nos anos de 1990, quando somente 21 quilômetros de tubulação foram implantados na região da Avenida das Gaivotas. Por resistência de moradores e órgãos ambientais, na época, o tratamento dessa pequena rede até hoje tem de ser realizado na ETE de Canasvieiras. 

Com a conclusão da obra dos Ingleses/Santinho, prevista para o final de 2019, não será mais enviado esgoto dos Ingleses para ser tratado nesta unidade, aliviando ainda mais o sistema Canasvieiras-Cachoeira do Bom Jesus que, em dezembro passado, recebeu uma segunda estação compacta.

Os recursos para o SES Ingleses/Santinho integram o Plano de Investimentos da CASAN direcionado a elevar a atual cobertura de coleta e tratamento de esgoto em Florianópolis de 56% para 72 ou 74%% até o primeiro semestre de 2019. O investimento total na Capital ultrapassa os R$ 400 milhões, em nove obras - sendo quatro já concluídas, duas em execução e três em processo final de licitação.


"Ao final de todas estas nove obras Florianópolis será um modelo nacional em cobertura der esgoto", diz o diretor-presidente da CASAN, engenheiro Valter José Gallina. "Com um adequado sistema de drenagem que está sendo providenciado pela Prefeitura, e com a população ligada corretamente à rede pública de esgoto, nossa população terá mais saúde, os imóveis destas regiões serão mais valorizados e as praias terão melhor balneabilidade".

Saiba mais:

Frentes iniciais de trabalho, que passam de uma rua a outra no período aproximado de 15 a 20 dias.

Frente 1 / Santinho 

1° Servidão Maria Ramos Gama

2° Rua João Manoel Vieira

3° Servidão Navegantes do Mar

4° Servidão Rosa da Silva

5° Servidão Francisca da Silva

 

Frente 2 / Sitio Capivari 

1° Servidão Júlio Petroski

2° Servidão Eduardo Marques da Rosa

3° Servidão Luiz Flor Francisco

4° Servidão Valdevino Marques da Natividade

5° Servidão Pedro Santos Filho

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da gerência de comunicação social da CASAN

Comentários