Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Postos de saúde de Biguaçu abrem neste sábado para vacinação contra a gripe

Publicado em 12/05/2017 Editoria: Biguaçu Comente!


Foto Carol Rech

Foto Carol Rech

Campanha segue até o dia 26 de maio  

Neste sábado, 13 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde de Biguaçu estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação contra a gripe, no "Dia D" da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A expectativa é ampliar a cobertura em todos os grupos prioritários, que somam mais de 19 mil pessoas no município. Até agora, a cobertura alcançada nos grupos prioritários é de 57,99%, e a meta é atingir e ultrapassar os 90% de cobertura na população-alvo até o encerramento da campanha, dia 26 de maio.

"A campanha de vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação, que é composta pelos seguintes grupos: crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos de idade), trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais", explica a enfermeira Aline Arceno, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

As pessoas que pertencem a um destes grupos devem comparecer ao posto preferencialmente portando sua carteirinha de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica com indicação da vacina contra influenza ou, caso sejam cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, podem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição. Já os professores têm de apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e os trabalhadores de saúde precisam apresentar carteira de identificação profissional.

Para o prefeito Ramon Wollinger "o dia "D" de vacinação contra a gripe representa uma excelente oportunidade para todos aqueles que ainda não se vacinaram, pois terão a oportunidade de ir às Unidades Básicas de Saúde sem a necessidade de faltar seus compromissos de trabalho. Lembrando que a prevenção é sempre o melhor caminho para se ter uma vida mais saudável". 

O secretário municipal de Saúde de Biguaçu, Heron Felício Pereira, informa que o balanço parcial da vacinação aponta que 9.884 pessoas já se vacinaram contra a gripe em Biguaçu. "A cobertura nos grupos prioritários é de 57,99%, sendo maior entre os idosos (75,6%), e a menor entre as gestantes (34,5%) e crianças (34,8%)", completa.

Doses aplicadas, população alvo e cobertura vacinal nos grupos prioritários da 19ª campanha nacional de vacinação contra influenza. Biguaçu, 2017.

Grupos

Doses aplicadas

Pop. Alvo

Cobertura 

Crianças

1334

3832

34,8

Trab. saúde

441

903

48,8

Gestantes

250

724

34,5

Puérperas

54

119

45,4

Indígenas

191

301

63,5

Idosos

3921

5189

75,6

Professores

344

1619

21,2

Total

6604

11388

57,99

Fonte: SIPNI/MS -10/05/2017
 
Além desses grupos, um total 3.245 pessoas já foram vacinadas pertencentes ao grupo de pessoas portadoras de comorbidades. Considerando que a estimativa é de vacinar 6.170 pessoas com comorbidades, até o momento pouco mais da metade das pessoas portadoras de doenças crônicas ou outras condições especiais já buscaram se vacinar. Esse grupo inclui portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabéticos, imunossuprimidos, obesos mórbidos, transplantados e portadores de trissomias.

› FONTE: Imprensa Biguaçu

Comentários