Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Um café para contar histórias: acervo de imagens de Floripa

Publicado em 18/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


 Crédito das fotos Mariana Boro

Crédito das fotos Mariana Boro

Um acervo de imagens de Florianópolis e Santa Catarina manipuladas pelo arquiteto Chicô Gouvêa conta a história do passado e ambienta o Café do Museu do MESC

A arquitetura neoclássica da edificação já fala muito sobre a cidade. Construído em 1922, o Museu da Escola Catarinense da UDESC (MESC), faz parte do patrimônio histórico de Florianópolis, tombado pelo Iphan. A partir desta edição da Mostra Casa Nova 2013, novos capítulos serão contados. Uma das salas do prédio foi revitalizada para uso permanente da comunidade e visitantes.

Chamado de Café do Museu, o projeto  desenhado pela arquiteta Bia Kubelka, deixa em evidência o rico acervo arquitetônico do traço preservado.  “Interferir o mínimo possível e incluir informações que não desviassem do proprósito e biografia do patrimônio foram premissas balizadoras do projeto”, conta Bia,

A responsabilidade é grande, concorda a arquiteta, “Mexer com um lugar que vai ficar e também revitalizar a estima e valor do centro exige uma série de cuidados”. Foi aí que Chicô Gouvêa, conhecido nas rodas de arquitetura carioca, entrou em cena.”Gosto da linguagem que ele imprime nas peças  através de uma técnica de computação gráfica com aplicação de cera. Neste trabalho Chicô ainda brincou com as cores de Beatriz Milhazes, a homenageada do espaço”, explica Bia.

Algumas imagens selecionadas pelo artista estampam mesas e aparecem nos painéis decorativos que trazem ilustrações de pontos históricos da cidade e também de Santa Catarina, presentes na decoração do Café. As luninárias seguem a mesma proposta e exibem adesivos nas cúpulas, dispostas conforme a sobreposição de formas, característica do trabalho da artista Beatriz Milhazes. “Todos os elementos decorativos, aqui bem dosados, dialogam com a arquitetura da edificação, de forma muito harmônica. É um café pequeno, cheio de informação na sua estrutura, porém acolhedor para os encontros”, defendeBia.

 

SERVICO

Café do Museu I Espaço Sebrae – por Bia Kubelka

Mostra Casa Nova Pinacoteca 2013

Até 27 de outubro

Museu da Escola Catarinense da UDESC (MESC)

Florianópolis/SC

 

 

› FONTE: Luciana de Moraes

Comentários