Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Desafio de Duplas: boas ondas e descontração na Praia Brava, em Floripa

Publicado em 25/01/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Cadu Fagundes/Divulgação

Foto: Cadu Fagundes/Divulgação

Com sol, boas ondas e muita descontração, o Desafio de Duplas teve início nesta sexta-feira, nas ondas da Praia Brava, em Florianópolis, reunindo duplas de surfistas para disputa de baterias nas categorias Irmãos e Shapers & Riders. Patrocinada por J&39;Bay, Hot Buttered -HB , Devassa e Lifan Fratello, o Desafio de Duplas prossegue neste sábado, a partir das 9h, com a categoria My Friends, e se encerra no domingo, com as finais e as baterias e homenagens especiais aos pioneiros do surfe catarinense.

A competição inédita em sua formatação e regulamento teve início com a categoria Irmãos e muita disposição para enfrentar as ondas de meio metro com séries maiores e pico indefinido no canto norte da Praia Brava.  Fora da água, muita observação e conversa para estabelecer uma estratégia para as baterias de apenas 15 minutos, onde eram somadas as duas melhores ondas de cada surfista da dupla.  

"Já acertamos que ficaremos distantes um do outro, porque somos muito fominhas", explicou, Azul Fonseca, 37 anos, em clima de descontração.  Ele veio de Porto Alegre para formar uma das duplas favoritas ao lado de Marco Polo, 35, ex-integrante da elite do surfe mundial e atualmente técnico de novos talentos do surfe catarinense. A estratégia deu certo e os irmãos Fonseca Soares venceram a dupla de Palmas, formada por Lucas e Matheus Faber.

Presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Reiginaldo Ferreira, 53 anos, fechou a primeira fase da categoria Irmãos, ao lado do irmão gêmeo Reinaldo, e elogiou a iniciativa. "É uma coisa nova, uma formato diferente de competição, uma grande ideia do Máurio (Borges) e uma oportunidade dos amigos se encontrarem", definiu Rei, que liderou por 31 anos a Associação de Surf dos Ingleses e Santinho (ASIS) e assumiu no dia 21 de  dezembro de 2015 a entidade máxima do surfe catarinense pelos próximos quatro anos.

Agradecido por participar do Desafio de Duplas, o veterano Juninho Maciel representou a Guarda do Embaú ao lado do irmão Ismail e reverenciou o clima nostálgico na Brava. "Mesmo com o Facebook, sempre tem aquele amigo que não vemos há muito tempo. O mais legal é rever os shapers das antigas. O evento serve até de incentivo para um pessoal que as vezes está meio esquecido. É diferente dos eventos que estamos acostumados", explica.

Juninho tinha razão. Nas areias do canto norte da Praia Brava, shapers que fizeram a história do surfe, como Nilton Andrade (ND), Avelino Bastos (Tropical Brasil) e Rubens Farias (Salitre) aguardavam ansiosos pela hora de competir ao lado de seus pilotos de testes. Avelino Bastos não escondeu a felicidade de compartilhar daquele momento com David Husadel, único tricampeão catarinense da história, depois de ouvir as instruções do beach marshall, Otoney Xavier.

"Esse tipo de evento remete a uma diversão entre amigos e todos nós construímos nossas carreiras com a competição, então foi uma grande sacada", disse Avelino, lisonjeado pelo convite. Aos 55 anos, Avelino também encarou o evento como um "desafio pessoal" e uma oportunidade de treinar e sair um pouco da rotina diária do trabalho.  "Lá fora está gostoso, apesar de um pouco mexido. Mas foi legal, divertido. Aproveitei para alongar um pouco mais neste dias, surfar mais. Eu falava para a galera da fábrica que queria representá-los bem", completou o shaper, que avançou para a segunda fase do evento.

A competição prossegue neste sábado, a partir das 9h, no canto norte da Praia Brava, com estrutura montada em frente ao Bar Le Baron. O Desafio de Duplas celebra os 18 anos do Boletim Nas Ondas da Pan, produzido e apresentado pelo surfe-repórter Máurio Borges. O patrocínio é da J&39;Bay, Hot Buttered, Devassa e Lifan Motors. Promoção da Rádio Jovem Pan, Le Bar Baron e Boletim Nas Ondas da Pan. Colaboração Dolgener, Giraffas, SDA, Empty, Teccel e Hemosc. Divulgação: Waves. A supervisão técnica é da Fecasurf, com apoio da Associação de Surf da Praia Brava (ASPB) e SC Surfe.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Desafio de Duplas

Comentários