Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

UFSC, Udesc e UFFS oferecem mais de 4 mil vagas pelo Sisu 2016

Publicado em 06/01/2016 Editoria: Educação Comente!


Inscrições vão de segunda (11) a quinta-feira (14) pelo site do Sisu

As inscrições para a primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas de segunda (11) a quinta-feira (14). A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece 396 vagas, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dispõe de 1935 vagas para esta forma de ingresso e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) oferta 1771 vagas.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) usado pelas instituições públicas de educação superior para oferecer vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Brasil, o Sisu vai ofertar 228 mil vagas em 131 instituições de ensino superior.

A partir deste ano, 30% das vagas para ingresso na UFSC são ofertadas pelo Sisu. As vagas eventualmente remanescentes ao final da 1ª chamada do processo seletivo serão preenchidas por meio da utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada.

A Udesc reservou 25% das vagas para ingresso no primeiro semestre de 2016 para o Sisu. São oferecidas 396 vagas em 43 cursos de graduação distribuídos em nove cidades catarinenses. Desse total, 20% estão voltadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas e 10% para negros.

Para 2016, a UFFS oferece 1771 vagas para os campi Chapecó (Santa Catarina), Passo Fundo, Erechim e Cerro Largo (Rio Grande do Sul) e Laranjeiras do Sul e Realeza (Paraná). As vagas são distribuídas em 39 cursos de graduação.

Como se inscrever

No Sisu, não há taxas e o candidato se inscreve exclusivamente pelo site. A inscrição é destinada apenas a estudantes que tenham participado do Enem de 2015 e que não tenham zerado a redação. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, conforme o MEC.

Os estudantes podem fazer até duas opções de curso. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição.

Consulta diária

De 11 a 14 de janeiro, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Para tirar dúvidas de candidatos, o MEC disponibilizou o site Tire suas Dúvidas. Também é possível ligar para 0800-616161.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

› FONTE: G1

Comentários