Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Crianças de baixa renda desenvolvem aplicativos para celular em projeto organizado pelo CDI-SC

Publicado em 16/12/2015 Editoria: Educação Comente!


A primeira turma do projeto Floripa Apps, formada por jovens entre 9 e 12 anos da Lagoa da Conceição, concluiu o curso no último sábado (12) em Florianópolis

Seis crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 12 anos, moradores da região da Lagoa da Conceição desenvolveram três novos aplicativos para smartphones: Game Store, Ótima Viagem e Guia Turístico da Lagoa. Os aplicativos foram criados durante a oficina Floripa Apps, realizada pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Santa Catarina.

O Game Store mostra os melhores jogos educativos, novidades e lançamentos. O segundo aplicativo, Ótima Viagem, é feito para aqueles que utilizam as linhas de ônibus da Lagoa da Conceição: apresenta os horários do transporte público da região, seus itinerários e dicas de livros para ler durante o percurso. Já o Guia Turístico da Lagoa indica os principais restaurantes e os horários de funcionamento, além da localização de hotéis.

O projeto Floripa Apps, iniciado em setembro, foi vencedor do edital FloriCriança, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis. A proposta do curso era estimular os jovens a criarem aplicativos baseados nas necessidades das comunidades. "Eles aprendem a partir da reflexão sobre a realidade em que vivem e assim constroem algo que ajudará a mudar essa realidade", explica a coordenadora pedagógica do CDI-SC, Cleusa Regina Kreusch.

Além dos jovens da Lagoa da Conceição, mais duas turmas dos Ingleses se formam nesta semana. São mais 13 crianças e adolescentes, entre 9 a 14 anos, beneficiados pelo projeto. A formatura ocorre no Casarão da Cultura e Cidadania, na tarde de quinta-feira (17). Durante a cerimônia, os aplicativos são apresentados para o público.

"Precisamos que a organização ofereça uma sala de aula, com cadeira e mesa. Se for necessário, podemos instalar computadores nesses locais", comenta o presidente do CDI-SC, Heitor Blum S. Thiago. O projeto aprovado oferece o material didático, a remuneração do professor e acompanhamento pedagógico. O Floripa Apps continua no próximo ano. A proposta é atender 100 jovens de comunidades de baixa renda da Capital catarinense. As organizações interessadas em implantar o projeto devem entrar em contato com o CDI-SC, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 3322-2020.

Sobre o CDI

A ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma iniciativa brasileira que nasceu na comunidade do Morro Dona Marta, no Botafogo, no  Rio de Janeiro, e já mudou a realidade de 1,8 milhão de pessoas em 15 países e um total de 780 espaços de informática e cidadania, os CDI Comunidade. Há 20 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania. Sua missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em janeiro de 2015 foi eleita a 94ª organização não-governamental mais influente do mundo pela entidade Global Geneva. Em Santa Catarina, o CDI desenvolve trabalho pioneiro de promoção da inclusão social desde 2001.

› FONTE: Dialetto

Comentários