Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novas unidades ampliam Rede de Atenção Psicossocial

Publicado em 14/10/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Petra Mafalda / PMF

Foto: Petra Mafalda / PMF

Nos espaços serão atendidas mulheres, crianças e adolescentes em situação de crise psiquiátrica devido ao uso de álcool e drogas

Florianópolis irá ampliar o atendimento a pacientes de saúde mental em sua rede municipal com a construção de duas unidades de acolhimento e a estruturação do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas. Mulheres, crianças e adolescentes em situação de crise psiquiátrica devido ao uso de álcool e drogas, que anteriormente não tinham um local específico de atendimento, agora poderão contar com esses novos espaços. A previsão é de que as unidades sejam inauguradas no início de 2016.

O infantil terá capacidade para dez crianças e adolescentes e o feminino, para 15 mulheres em situação de vulnerabilidade, ou que perderam o vínculo com as famílias. O local funcionará como uma casa de acolhimento provisório, sem atendimento clínico – apenas com cuidadores de saúde. O abrigamento será temporário, de até 30 dias – ou até que as equipes consigam promover sua ressocialização - máximo de seis meses.

O atendimento aos pacientes masculinos já acontece através de um convênio municipal com a Comunidade Terapêutica Lar Recanto da Esperança, localizada no Rio Vermelho, onde há 60 vagas para adultos maiores de 18 anos.

Já o CAPS III 24 horas, localizado no mesmo prédio da UPA Metropolitana, no Jardim Atlântico, é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também pode atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atendimentos

O CAPS III 24 Horas funcionará de forma semelhante a uma sala de observação para pacientes em crise que necessitem de acompanhamento clínico noturno, por enfermeiros e técnicos de enfermagem, nos casos em que não haja condições de continuidade dos cuidados em casa.

As novas unidades serão transitórias, ou seja, não haverá clínica para internação de usuários de álcool e drogas. Para receber o atendimento em qualquer uma das unidades de acolhimento ou no CAPS III 24 Horas, o paciente passará por uma avaliação e poderá ser atendido se estiver em uma situação de crise psiquiátrica, emergência social, vulnerabilidade social, ou se tiver alguma questão clínica específica (pressão, diabetes e outros).

O CAPS III 24 Horas não será, entretanto, uma unidade indiscriminadamente aberta à população: ela atenderá apenas a pessoas que já são pacientes dos CAPS de Florianópolis.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários