Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Operação Presença: Verão de Florianópolis terá 32 chuveiros públicos

Publicado em 09/10/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Guto Kuerten/Agencia RBS

Foto: Guto Kuerten/Agencia RBS

Até março, principais praias contarão também com 200 banheiros químicos

Pela primeira vez na história das temporadas de verão de Florianópolis, a cidade vai contar com 32 chuveiros públicos, distribuídos entre suas principais praias – que já contam, desde que a Operação Presença foi criada, há três anos, com banheiros químicos. Nesta edição da operação, os banhistas terão, além dos chuveiros, 200 banheiros, estrategicamente postados.

A disponibilização de chuveiros foi a principal novidade da Operação Presença – Verão 2016, cujo lançamento oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Participaram da abertura da Operação as mais de 70 entidades envolvidas nos trabalhos que vão se estender até março do ano que vem e que são coordenados e monitorados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

"Esta união das entidades e dos órgãos competentes que estamos realizando desde 2013 veio para ficar. Ela demonstra a importância de realizarmos uma temporada com esta interlocução entre os setores, enfrentando as dificuldades juntos. Vamos manter as ações que têm dado certo até então, e incrementar ainda mais este trabalho com ações como, por exemplo, colocando os chuveiros nas praias, algo que nunca havia sido feito neste período", ressaltou o prefeito Cesar Souza Junior.

Desde o mês de agosto, foram realizadas mais de 20 reuniões técnicas, divididas nos quatro eixos temáticos que compõem a Operação: infraestrutura; serviços e equipamentos turísticos; cultura e lazer e sustentabilidade. Ao todo, mais de cem dirigentes, representantes de órgãos governamentais e o trade turístico participaram dos encontros. Neles, foram elencadas as ações para o verão 2016, definindo as prioridades por região e estabelecendo um cronograma.

"A previsão é de que nesta temporada haja um incremento de 20% no número de turistas, sendo a alta do dólar um dos fatores aliados do setor. Com isto, movimentamos o turismo interno, deixamos de ir para o Exterior, e os visitantes da América Latina buscam o Brasil como destino, em especial o litoral. Precisamos trabalhar em cima das nossas potencialidades, gerando renda para a nossa cidade", frisou a secretária de Turismo, Zena Becker.

A Secretaria Municipal de Turismo, além de coordenar e monitorar o andamento da Operação, irá efetuar as seguintes ações: reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Lagoa do Peri; reforma dos CATs; realização dos eventos: Natal, Réveillon, Carnaval e Aniversário da Cidade; distribuição de material com informações turísticas aos taxistas; reativação da linha turística Aeroporto/Centro; conclusão da instalação da sinalização turística. Além disso, deve dar continuidade à capacitação dos atendentes dos CATs, incluindo aulas de inglês, assim como dos ambulantes e taxistas.

Ações voltadas para as atividades náuticas serão trabalhadas nesta temporada, como a coordenação do processo de regularização das escunas de Canasvieiras; a regularização dos píeres e atracadouros da Costa da Lagoa; a coordenação do projeto do Parque Urbano Beira-mar, que prevê uma marina com vagas molhadas.

Nas praias, haverá a instalação de 200 sanitários químicos portáteis, 16 decks de madeira, com dois chuveiros em cada, totalizando 32, para que possa ser atendida a necessidade destes equipamentos em 25 praias da cidade. As instalações permanecerão nos locais no período que vai de 1º de dezembro a 2 de março.

Ações planejadas

A Capitania dos Portos irá efetuar durante a Operação a orientação da comunidade náutica; vistoriar as embarcações, banana boat, pedalinhos, transportes de passageiros, com ênfase nas regiões do Pântano do Sul, Armação e a Caieira do Sul; dispor a sinalização das praias e fiscalizar o tráfego marítimo.

Para mitigar os problemas de fornecimento de energia, a Celesc irá contratar equipes extras durante o verão; disponibilizará uma agência móvel para fornecer orientações e serviços aos consumidores, além de reforçar o número de equipes para o serviço de manutenção e emergências.

Já a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões com ações como o flocodecantador, que proporciona uma melhor qualidade da água e aumenta em 50% o volume ofertado, beneficiando quase dois milhões de pessoas. Está investindo em um novo reservatório nos Ingleses, com capacidade de 3 milhões de litros de água, e em uma adutora no Itacorubi, que irá proporcionar um aumento de 25% no abastecimento.

A Comcap fará a aquisição de novos veículos que possam atender à demanda do período, aumentará o quadro de funcionários e o número de lixeiras, entre outras providências.

Além destas ações, as Polícias Civil, Militar e Militar Rodoviária e a Guarda Municipal irão reforçar os trabalhos nos balneários, intensificarão as fiscalizações e as blitz e farão a segurança dos eventos públicos da cidade, previstos entre o fim e início de ano. Já o Corpo de Bombeiros atuará nas praias, garantindo principalmente a segurança dos banhistas.

A apresentação das principais ações de algumas entidades envolvidas na Operação Presença – Verão 2016 está em anexo.

Dados do Turismo

O turismo corresponde a 12,5% do PIB catarinense, gerando 510 mil empregos em 2015, conforme apontado pela Embratur. Em 2014, 325 mil turistas argentinos visitaram Florianópolis e a previsão para esta temporada é de que 2,2 milhões turistas argentinos venham ao Brasil.

Na temporada 2014/2015, o gasto médio do turista em Florianópolis foi de R$ 2.211,00, com permanência média de 10,4 dias, conforme a pesquisa Fecomércio-SC.

"Os resultados alcançados na temporada anterior demonstram que os esforços das entidades diante da Operação vêm trazendo resultados à cidade. Uma comprovação disso é o prêmio de Melhor Destino de Praia concedido a Florianópolis pela Revista Viagem &Turismo há poucos dias. Nosso objetivo não é receber bem apenas o turista, mas proporcionar boas experiências e produtos também para os moradores da Capital", disse o prefeito.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários