Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Operação Presença: Casan foca em melhorias estruturais para abastecimento de Florianópolis nesta temporada de verão

Publicado em 09/10/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Ao lado de Celesc, Concap e Corpo de Bombeiros, entre outras quase duas dezenas de entidades, a Casan integrou nesta quinta-feira, 8, o lançamento da Operação Presença 2016. O programa da Prefeitura de Florianópolis é coordenador pela Secretaria Municipal de Turismo e voltado à qualificação da temporada de verão.

Inserida na área de infraestrutura, a Casan demonstrou ações de sua Operação Verão, que iniciou em maio e prossegue com reuniões quinzenais, envolvendo profissionais de todas as áreas da empresa, do jurídico ao operacional.

Para essa temporada a Companhia trabalha com investimento de R$ 50 milhões na Região Metropolitana. O planejamento contempla 64 ações ou obras na Grande Florianópolis. Dezesseis são relacionadas a projetos de grande porte, envolvendo infraestrutura, e 48 pontos são voltados à manutenção e melhorias operacionais.

“Esse ano vamos manter o que deu certo na temporada passada, mas nosso foco está em ampliação da infraestrutura de abastecimento, para reforçar a produção, a distribuição e a reserva de água”, frisou o superintendente da Região Metropolitana da Casan, Lucas de Barros Arruda, que representou a Companhia no lançamento da Operação Presença ao lado do gerente da Agência Florianópolis, Marcelino Aloir Dutra.

Em termos de produção de água, Lucas ressaltou que uma das obras mais importantes para a região é o equipamento flocodecatandor, que vai ampliar a capacidade de tratamento da ETA Morro dos Quadros, em Palhoça. O equipamento implantado com recursos de R$ 24,2 milhões entra em operação em dezembro, para tender o aumento da demanda de água nesta temporada.

Em relação à distribuição, a Casan conta mais uma vez com o primeiro trecho da macroadutora do Itacorubi, que permite a interligação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Grande Florianópolis ao Sistema Costa Norte. São atendidas pelo Costa Norte algumas das praias mais procuradas na Ilha durante o verão, como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses.

E para acúmulo de mais água para essa mesma região, a Casan trabalha na implantação de um reservatório de 3 milhões de litros em Ingleses. Associando essa unidade de reserva a outras já existentes no Norte da Ilha, a Casan chega a 8,8 milhões de litros de armazenamento para a região, um incremento de 52%.

“Estamos com alguns entraves em função do terreno em que será montado esse reservatório, mas todo o esforço está sendo feito para que também essa nova estrutura que será montada de forma ágil, em placas de aço vitrificado, nos ajude no reforço do abastecimento de Florianópolis”, informa Lucas.

Segundo ele, ações operacionais e de manutenção já adotadas na temporada passada estão mantidas, como a contratação de carros-pipa, locação de geradores para os sistemas de água e de esgoto, limpeza de poços e adutoras e reforço das equipes de plantão nos meses de verão.

“Nosso esforço insiste naquilo que deu certo em termos operacionais na temporada passada, mas trabalhamos também para colocar em funcionamento uma infraestrutura de abastecimento que vai permanecer muito além do verão”, complementa Lucas.

› FONTE: Assessoria Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

Comentários