Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Nova Ponte do Canal da Barra da Lagoa vai beneficiar comunidade de pescadores

Publicado em 16/06/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A nova Ponte do Canal da Barra da Lagoa, que está sendo construída em Florianópolis, vai contribuir para o desenvolvimento da região.

É uma obra aguardada pela comunidade de pescadores e que vai promover o turismo. A estrutura, localizada na rodovia SC-406, no Leste da Ilha, está recebendo R$ 3 milhões em investimentos por meio de uma parceria entre Governo do Estado e empresários da cidade. A expectativa é concluir os trabalhos até o início de 2016, informa o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy.

A nova estrutura está sendo erguida às margens da atual, que tem cerca de 40 metros de extensão e que será demolida após avançarem as obras da nova. Funcionários da BTN Construtora estão trabalhando na concretagem das estruturas das cabeceiras. E a próxima etapa estará concentrada na estruturação do vão central.

A nova ponte terá 50 metros de extensão e seis metros de altura sobre o nível médio de água, o que permitirá a passagem de barcos pesqueiros e embarcações turísticas por baixo da ponte. No novo projeto, também está sendo retirado o pilar central, que na ponte antiga prejudicava o fluxo da água. A ponte ainda terá passagem para pedestres e ciclovia.

Para os moradores locais, trata-se de uma grande conquista. Aos 81 anos, Carmosino Timóteo Mariano, que sempre morou na região, comemora os avanços da obra. “Posso ser de uma geração mais velha, mas ainda quero ver cada vez mais o progresso e o desenvolvimento da Barra da Lagoa”, afirma.

O pescador Hermogenes Coelho, 59, diz que a possibilidade de passar com os barcos por baixo da nova ponte vai facilitar muito a rotina da comunidade que vive da pesca e mora na região.

“Vai melhorar muito para os pescadores e também para quem tem embarcações de passeio. Esperamos muito por esta obra. Será uma festa para toda a comunidade quando ela ficar pronta”, acrescenta o morador José Luis Bonadiman, 50, que trabalha com reparos e reformas de embarcações.

Outro morador local, Ubirene Barcelos, 41, que também trabalha no setor náutico, explica que os pescadores locais têm investido em embarcações maiores porque o pescado está cada vez mais longe da costa, o que exige uma maior estrutura para a prática da pesca.

Ele ainda vê ganhos com a nova ponte também para o setor turístico. “As escunas de turismo e as embarcações de recreio, como as lanchas, serão beneficiadas, podendo sair da lagoa e chegar ao mar, e vice-versa. Com certeza, a construção de uma ponte mais alta é um anseio de toda uma comunidade e vai trazer mais desenvolvimento para a região”, avalia.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários