Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

USJ é destaque entre as universidades de Santa Catarina

Publicado em 24/09/2013 Editoria: Educação Comente!


No Ranking Universitário da Folha, a instituição aparece em terceiro lugar, atrás apenas da UFSC e da Unisul

O Centro Universitário Municipal de São José - USJ aparece entre as instituições mais bem conceituadas do Brasil no Ranking Universitário da Folha, promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Pedagogia foram os cursos do USJ avaliados no ranking.

Administração de Empresas alcançou o 77º lugar, entre 1.479 cursos de Administração avaliados. Aparece no terceiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enade) e em 156º lugar em docentes com Doutorado. A graduação em Ciências Contábeis está na 64ª posição da lista do ranking de 748 universidades. Está na 36ª colocação do Enade e em 118º lugar em docentes com Doutorado. Já Pedagogia aparece na 181ª colocação, entre 897 instituições que oferecem o mesmo curso. Está na 205ª posição no Enade, e é o 242º em docentes com Doutorado.

Entre as universidades catarinenses, o USJ se destaca no terceiro lugar, atrás apenas da UFSC e da Unisul (16ª e 56ª na classificação geral, respectivamente). Conforme a pesquisa, as regiões Sul e Sudeste concentram 19 das 25 melhores universidades do país.

O cálculo foi feito com base nas notas recebidas nas duas pesquisas feitas pelo Datafolha para o RUF, com avaliadores do MEC e com empregadores. Foram 192 universidades avaliadas em todas as regiões do país. A análise partiu de cinco indicadores de qualidade, subdivididos em 16 subindicadores que geram rankings independentes. A avaliação contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do MEC, o Inep).

Para a reitora do USJ, Jaqueline Zarbato, o ranking comprova a qualidade do ensino promovido na instituição, que conta com um quadro de professores qualificados e oferece ao mercado profissionais que somam ao crescimento da cidade. “A classificação ultrapassou várias instituições públicas do Estado de Santa Catarina e do Brasil. Isso representa a consolidação e a importância do USJ e de seus cursos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Ciências da Religião. Formamos profissionais que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento social, econômico, educacional de São José”, observa a reitora.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários