Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc completa 50 anos de criação nesta quarta com solenidade especial no CIC, em Florianópolis

Publicado em 19/05/2015 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completará meio século de história nesta quarta-feira, 20. A instituição pública, que leva ensino superior gratuito e de qualidade a todas as regiões de SC, é considerada a quarta melhor universidade estadual do Brasil entre 46 avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e a 18ª no geral entre 192 avaliadas, além de ser a sétima do País na área de graduação e a primeira no Estado.

A Udesc fará uma cerimônia comemorativa nesta quarta-feira, às 19h, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, como ponto alto da programação dos 50 anos, que terá ações até novembro.

Alunos, servidores, imprensa e o público em geral estão convidados a prestigiar o evento, que distribuirá mil kits para as primeiras pessoas presentes, contendo sacola ecológica, revista, pen drive em formato de cartão e CD da Orquestra Acadêmica da Udesc. As artes gráficas dos materiais foram produzidas por alunos do Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), sob orientação dos professores Marc Barreto Bogo e Murilo Scóz.

Na solenidade, os 14 reitores (ou familiares) que estiveram à frente da Udesc nos primeiros 50 anos e as pessoas que contribuíram para o fortalecimento da universidade serão homenageados com a Medalha Governador Celso Ramos.

O evento também fará o lançamento oficial da "Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", que foi editada pela Secretaria de Comunicação (Secom), da universidade, com capa do LabDesign e projeto gráfico e editoração do jornalista Gustavo Cabral Vaz.

O público verá ainda várias apresentações musicais, o documentário do cinquentenário da Udesc, produzido pela TVAL, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), e uma homenagem ao senador Luiz Henrique da Silveira, que foi professor da universidade nos anos 60 e 70 e faleceu na semana passada, em 10 de maio.

Apresentações musicais

Durante a cerimônia, acadêmicos e professores da Udesc Ceart se apresentarão e mostrarão ao público a importância da universidade na formação de músicos para a sociedade.

Haverá apresentações do Cortal da Udesc, com regência do maestro e professor Sérgio Figueiredo; da Orquestra Acadêmica da Udesc, com regência do maestro e professor João Eduardo Titton; e das professoras Alicia Cupani (soprano) e Bernardete Castelan (piano), que também executará uma peça na companhia do professor Luis Cláudio Barros (piano).

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários