Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Temporada da pesca da tainha está aberta

Publicado em 18/05/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Foi aberta na última sexta-feira (15), a temporada da pesca da tainha com rede anilhada e para barcos motorizados.  De acordo com a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, mais de 20 mil profissionais se beneficiam da pesca.

Para a safra 2015, que termina em 30 de julho, os pescadores esperam capturar 1,6 mil toneladas. No último ano, foram capturadas 1,3 mil toneladas -  60% da quantidade foi retirada do mar depois do dia 15 de junho.

Seis praias de Florianópolis já estão liberadas para a prática do surfe nesta temporada da tainha: praia Mole, Joaquina, Lagoinha do Leste, Matadeiro, Caldeirão e o meio do Moçambique. A orientação da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf), no entanto, é ir até os barracões de pescadores e perguntar se a praia realmente está liberada para o esporte.

Desde o dia primeiro de maio, os pescadores artesanais estão liberados para a captura do peixe pelo arrasto de praia, com barcos a remo. A pesca industrial está permitida a partir de 1º de junho.

Rede anilhada

A portaria dos ministérios da Pesca e da Agricultura, que autoriza embarcações com rede anilhada a pescarem tainha, foi publicada nesta sexta-feira (15). Mesmo com a liberação, pescadores de Santa Catarina não podem iniciar a captura até a publicação oficial da listagem das embarcações autorizadas, ou seja, licenciadas para a prática.

Conforme a Federação da Pesca, o estado possui aproximadamente 400 embarcações a motor que podem pescar. Dessas, 77 utilizam rede anilhada e precisam da liberação.  

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários