Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Educação abre a Semana Municipal do Livro Infantil

Publicado em 13/04/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Evento teve o lançamento do livro &39;Cauda de Serpente, Asas de Dragão&39;, de Giovanna Artigiani

A Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, foi palco do lançamento do livro "Cauda de Serpente, Asas de Dragão", de Giovanna Artigiani, evento que abriu oficialmente a sexta edição da Semana Municipal do Livro infantil, realizada pela Secretaria de Educação da Capital.

O coral da unidade de ensino se apresentou na ocasião e arrancou efusivos elogios do prefeito Cesar Souza Junior, que prometeu investir no grupo para transformá-lo numa orquestra escolar municipal.

Além do prefeito, esteve presente à abertura da Semana o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Um mundo mágico que se abre. Assim o prefeito definiu a leitura de um livro. "Podemos imaginar situações, lugares, pessoas. Cada um de nós visualiza isso na mente de forma diferente. Aí esta a magia do livro", observou Cesar Souza para uma platéia de alunos de 10 anos. Numa enquete informal entre os estudantes, o prefeito constatou a baixa incidência de leitores entre eles, ao contrário da alta concentração de internautas.

Diante do quadro apresentado, ele aconselhou: "Vocês até podem continuar a assistir televisão, a estar conectados na internet. Mas não esqueçam de que nada substitui um bom livro."

O secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz destacou que a rede municipal de ensino coloca em prática regularmente diversos projetos voltados para a literatura.

"Em cada escola, em cada creche, são desenvolvidas ações em prol da leitura. Os estabelecimentos de ensino respiram cultura. A Semana Municipal do Livro vai ao encontro deste espírito disseminado pela Prefeitura", disse.

Lançamento

"Cauda de Serpente, Asas de Dragão" é composto de dez contos e nove minicontos que exploram o universo diário de crianças em suas relações com os adultos que, atualmente, desempenham o papel de cuidado como pais, tios, babás, professores e avós.

Para a escritora Giovana Artigiani, projetos como este são muito importantes, pois ajudam a estimular a leitura, principalmente entre as crianças e os jovens. "Quando criado o hábito, elas passam a buscar os livros. Isso as ajuda a expandir ideias, aumentar o vocabulário e se expressar melhor".

Giovanna Artigiani vive em Florianópolis, é graduada em terapia Ocupacional e também é mestre em Antropologia Social. Trabalha no atendimento direto a pessoas com deficiência e escreveu vários contos sendo alguns deles premiados em concursos literários.

A autora salientou que o lançamento do livro na unidade foi uma forma de aproximar as crianças dos autores. "Isso mostra para eles que qualquer pessoa pode escrever suas histórias e se tornar escritor," afirmou. No evento, houve contação de histórias por Rosita Flores e Giba Santana. 

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato. Entre outras atrações desta sexta edição, estão 180 sessões de contações de histórias em 68 espaços diferentes.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários