Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana do Mutuário, em Florianópolis, orienta sobre cuidados na compra da casa própria

Publicado em 26/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


Durante o mutirão, serão esclarecidas dúvidas tanto para quem pretende adquirir o primeiro imóvel, assim como para quem já fez a aquisição do seu bem

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre contratos de financiamento de habitação, atraso no pagamento de prestações, leilão de imóveis, cobrança de juros abusivos, valores de prestação, entre outros questionamentos, a Associação Nacional de Defesa dos Mutuários de Santa Catarina (ANDM-SC), com sede em Florianópolis, promove, entre os dias 30 de março a 2 de abril, a 1ª Semana de Conscientização do Mutuário.

O anúncio recente do Banco Central de que os saques da caderneta de poupança superaram os depósitos é mais um sinal de alerta para as pessoas interessadas em fazer um financiamento para aquisição da casa própria, uma vez que a taxa que rege os financiamentos é a mesma que a poupança, a taxa referencial (TR).

“Para estimular novamente os depósitos é provável que o Banco Central aumente o rendimento da poupança, o que consequente repercute em aumento da taxa para empréstimos como o financiamento, o que pode tornar a operação ainda mais perigosa ao comprador”, alerta o presidente da ANDM-SC, Sérgio Gradovski.

Durante o mutirão de atendimento gratuito, serão esclarecidas dúvidas tanto para quem pretende adquirir o primeiro imóvel, assim como para quem já fez a aquisição do seu bem. Com essa ação, a ANDM-SC busca evitar problemas para quem está pensando em adquirir um imóvel e encontrar soluções para quem já fez a compra.

“Em tempos de crise, com juros cada vez mais altos, todo cuidado é pouco. É preciso ter cautela antes de decidir pela compra. O comprometimento da renda para honrar com as parcelas do financiamento, por exemplo, não pode ultrapassar mais do que 30% da renda líquida do comprador”, orienta Gradovski.

Quem já tem um financiamento, pode esclarecer dúvidas sobre imóveis entregues com defeito, providências viáveis em caso de atraso no pagamento das parcelas, imóveis levados a leilão, juros abusivos, entre outras situações. “A intenção é primeiramente evitar e também buscar soluções para casos mais graves, como inadimplência, que pode levar à perda do imóvel para o agente financeiro”, afirma o presidente.

Estimativas apontam que a cada 100 contratos regidos pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), 40 tem algum tipo de problema de atraso no pagamento em Santa Catarina. Segundo informações levantadas pela ANDM-SC, junto a instituições financeiras, cerca de 40 imóveis vão a leilão mensalmente devido à inadimplência.

Local

O horário de atendimento da 1ª Semana de Conscientização dos Mutuários da ANDM-SC é de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. A ANDM-SC fica na Rua Tenente Silveira, nº 293, sala 802, bairro Centro, em Florianópolis.

A ANDM-SC, possui uma equipe de técnicos especializados para esclarecer o consumidor em várias questões relacionadas à aquisição de imóveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3224-3842. 

 

 

› FONTE: Centro de Comunicação

Comentários