Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeito comemora concessão do aeroporto à iniciativa privada

Publicado em 24/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O prefeito Cesar Souza Junior comemorou nesta terça-feira (24) a confirmação de que o aeroporto Hercílio Luz está entre os escolhidos pelo Governo Federal para ser entregues à iniciativa privada. "Agora, teremos um aeroporto funcionando num modelo que deu certo, não naquele modelo de obras que não terminam nunca", disse.

Cesar Junior lembrou que a inclusão do aeroporto se deveu principalmente aos pedidos que ele e o governador Raimundo Colombo levaram em janeiro ao ministro Eliseu Padilha, da Secretaria da Aviação Civil, que prometeu encaminhar a demanda à presidente Dilma Rousseff.

O anúncio de que o Hercílio Luz estava no rol dos escolhidos foi feito na segunda-feira pelo ministro do Desenvolvimento, Nelson Barbosa: "O ministro Eliseu Padilha está trabalhando na nova rodada de concessão de aeroportos. O somatório, a própria presidente já colocou, inclui o aeroporto de Salvador, de Florianópolis e o aeroporto de Porto Alegre", apontou Barbosa.

Em janeiro, o prefeito havia voltado de Brasília bastante esperançoso com a concessão.  "Ainda falta ser chancelado pela presidente, mas está praticamente certo", afirmou, na época. "Hoje, o Hercílio Luz não tem passageiros, tem vítimas", ele havia dito, em referência à precariedade das instalações frente a demanda de usuários do principal terminal de passageiros de Santa Catarina.

"Florianópolis é reconhecida como destino de alto padrão, e inclusive está aumentando a procura dos europeus por nossa cidade, mas nosso turismo esbarra nessa falta de um voo direto com a Europa. Os europeus voltaram a viajar muito, mas nos falta essa conectividade aérea, e os turistas acabam optando por São Paulo, Rio e algumas cidades nordestinas que têm essa ligação direta", disse. Para ele, nem a reforma do Hercílio Luz como está sendo feita solucionaria essa deficiência, "pois o projeto já está defasado em relação às nossas necessidades".

"Nosso novo aeroporto já nasceria velho, abaixo da capacidade. "Com capacidade para 4,5 milhões de passageiros, com o novo terminal atenderia mais 4,1 milhões. A empresa que ganhar a concessão pode ampliar ainda mais os serviços, colocar mais fingers (pontes de embarque), introduzir uma gestão mais eficiente, porque terá liberdade para isso. Só temos a comemorar essa decisão", assinalou. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários