Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

TRE oferece cadastramento biométrico na Grande Florianópolis

Publicado em 23/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O cadastro biométrico continua sendo oferecido pela Justiça Eleitoral. Na Grande Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e São José estão realizando o cadastro.

A orientação é a de que os eleitores o façam, a fim de votarem pelo novo sistema nas Eleições 2016. Outra vantagem de comparecer agora é evitar filas ao final do cadastramento, que vai ser obrigatório até as próximas eleições.

Os cartórios e Centrais de Atendimento ao Eleitor desses municípios estão gradativamente ampliando sua estrutura para atender os 688.335 eleitores hoje registrados. Em Santo Amaro da Imperatriz existem dez guichês de atendimento. A meta do TRE-SC é cadastrar mais de 2 milhões de eleitores até o próximo pleito em todo o estado, segundo Simone Di Bernardi Martins, chefe de gabinete da Corregedoria do TRE.

“Nossa meta inicial é cadastrar os eleitores da Grande Florianópolis e gradativamente abrir para os outros locais do estado. Já temos previsão de abertura em Joinville, Blumenau e litoral em pouco tempo”.

Em Florianópolis, os eleitores podem agendar seu atendimento pela internet. Com isso, garantem dia e horário de sua preferência para realizar o cadastro biométrico, sem correr o risco de enfrentar filas. “É uma forma de valorizar e respeitar o eleitor que, assim, não precisa esperar para ser atendido”, destaca Simone.

Objetivo da biometria
A biometria oferece um novo mecanismo de segurança às eleições, já que a identificação do eleitor com o reconhecimento de sua impressão digital exclui totalmente a possibilidade de uma pessoa votar por outra, afastando risco de fraude no procedimento de votação.

De acordo com dados do TRE, atualmente a Capital catarinense e os demais quatro municípios contam, em média, com 12% dos eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral. Florianópolis tem 11,69% dos eleitores cadastrados, apesar de o processo já estar acontecendo desde 2013. O quadro nos demais municípios não é diferente: Palhoça possui 15,33% dos eleitores cadastrados; Biguaçu, 14,02%; Santo Amaro da Imperatriz, 13,08%; e São José, 8,59%. No total, Santa Catarina tem 149.797 eleitores habilitados a votar biometricamente nas Eleições 2016.

Documentos necessários

Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor precisa apresentar documento oficial de identificação, título de eleitor e comprovante de residência expedido nos últimos três meses. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h, nos seguintes endereços:

Florianópolis – Avenida Rio Branco, 797. Centro. Fone: 3224 6751
Palhoça – Rua Najla Carone Guedert, 951. Fone: 3242 4528
Biguaçu – Rua Hermógenes Prazeres, 277. Fone: 3243 1103
Santo Amaro da Imperatriz -  Rua Pedro Mansur Elias, 25, sala 01 (ao lado da agência dos Correios). Fone: 3245 2500
São José – Av. Beira-Mar, esquina com rua Luiz Fagundes. Fone: 3259 1147

O agendamento eletrônico pode ser realizado pelo endereço eletrônico: http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/agendamento-de-atendimento-florianopolis/index.html

 

› FONTE: ALESC

Comentários