Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Reunião do Consed reúne secretários e gestores da educação em Santa Catarina

Publicado em 20/03/2015 Editoria: Educação Comente!


Gestores da educação de todos os estados brasileiros participam da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), até sexta-feira, 20, em Florianópolis.

O encontro tem como tema central a Base Nacional Comum, um dos eixos prioritários para a melhoria da educação pública brasileira definidos pelo Consed, que também pautou como prioridade os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; o Financiamento da Educação Brasileira; a Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio.

Na abertura estiveram presentes os secretários de Articulação com os Sistemas de Ensino, Binho Marques, e de Educação Básica, Manuel Palácios, a presidente da Undime de Santa Catarina, Astrit Tozzo, os presidentes do Conselho Estadual de Santa Catarina, Maurício Pereira, e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, entre outras autoridades catarinenses.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, destacou a experiência catarinense na educação. “Ela não é feita apenas pelas redes de ensino, mas com a colaboração de todo o conjunto da sociedade”, citando o Movimento Indústria pela Educação.

Deschamps também ressaltou a sinergia social ligada à prioridade da educação em todo o Estado citando como resultado disso a recente divulgação de uma pesquisa nacional, realizada pela Delta Economics & Finance, que  mostrou que Florianópolis é a melhor cidade do Brasil para criar filhos e, além da capital, Blumenau e Joinville que também ficaram entre as dez primeiras no ranking.

O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Básica, Manuel Palácios, que afirmou que o desafio é grande. "Temos aqui uma pauta extensa de trabalho relacionado à Base Nacional Comum”, afirmando que para o êxito precisamos dar ênfase ao  pacto federativo.

Estão previstos ainda um painel sobre a educação de Santa Catarina, uma palestra sobre Inovação na Educação, apresentações de parcerias internacionais e intercâmbios e debates sobre sistema de transporte escolar, além de pautas administrativas do Conselho.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários