Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Crianças chegam para adaptação na Creche Hassis

Publicado em 17/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Unidade de 1.182 m² é modelo no Estado e referência internacional em sustentabilidade

Com 25 anos de carreira, a professora de escola infantil Marize Sauzrbier iniciou um novo marco na sua história pedagógica. Ela faz parte do time que começou a trabalhar na Creche Municipal Hassis, da Costeira do Pirajubaé, na manhã desta terça-feira (17).

A inauguração oficial da unidade está marcada para quinta-feira (19), mas os pais e crianças começaram a chegar para adaptação nesta terça. Tanto eles, como os professores escalados para trabalhar em uma das melhores creches públicas do país, estão impressionados com a infraestrutura da unidade.

Mesmo com a agitação das crianças, normal para um primeiro dia na unidade nova, pais e professores não escondiam a felicidade de fazer parte de um momento único para educação infantil em Florianópolis. A professora Marize é uma delas. Com mais de duas décadas de experiência na área, ela conta que não troca o serviço público por um privado.

"Nós tivemos muitas conquistas na Prefeitura, ganhamos hora atividade para nos concentrarmos nos estudos, temos material à vontade para trabalhar com as crianças, não está faltando nada, e esta estrutura é de primeiro mundo, nunca vi nada igual em todos estes anos na área", avaliou.

"A creche Hassis, referência para o Estado e o país, é o modelo que queremos para o futuro da nossa rede municipal", destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

Tempo integral

Mãe de oito filhos, com uma neta, Cicera Leonilda Gregorio, 39 anos, foi deixar a filha de 5 anos e a neta de 1 ano e 7 meses. Em razão dos cuidados com as crianças até hoje não tinha condições de trabalhar e ajudar o marido com as despesas da casa, situação que já mudou nesta terça-feira.

"Elas vão ficar em tempo integral e saindo daqui já vou procurar emprego, será maravilhoso saber que elas estarão bem cuidadas nesta creche", contou.

Estrutura

Thiago da Rosa, 33 anos, estava na adaptação desta terça com a pequena Livia, 10 meses. Por não ter com quem deixar, a menina foi para creche aos 5 meses em uma unidade particular, e segundo ele, a estrutura da Hassis superou.

"Aqui é muito melhor,  sem falar que ela vai ficar o dia todo, é vida nova a partir de agora", afirmou.

Conheça a creche Hassis

-  Fica em um terreno de 12 mil metros quadrados na Costeira do Pirajubaé, centro-sul da Capital;

- O prédio, com 1.182 m², conta com pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade, além de dez salas de atividades infantis;

- Atenderá 200 crianças na faixa etária dos 6 meses aos 5 anos de idade;

- Será a primeira instituição do tipo do país a receber o selo Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países;

- A unidade gera eletricidade própria por meio de energia solar captada com placas instaladas no telhado; com esse investimento, a creche deve obter uma economia média de R$ 2,5 mil;

- A energia solar obtida também é utilizada para aquecer água potável, destinada aos chuveiros, cozinha e lavanderia; a unidade igualmente utilizará a água da chuva nas torneiras do jardim e nos vasos sanitários;

- As salas possuem varandas pergoladas feitas de madeira, proveniente de manejo florestal, certificada pelo Forest Stewar Ship Council (FSC), organização em prol do desenvolvimento sustentável das florestas e da conservação do meio ambiente;

- A estrutura da creche dispõe também de dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis com casinha de boneca de madeira igualmente certificada pelo FSC;

- Conta ainda com domos feitos de lâmina acrílica prismática no teto da circulação coberta, permitindo iluminação natural refratada de forma homogênea durante grande parte do dia; mantas isolantes de subcobertura e forro acústico de lãs minerais biossolúveis darão maior conforto térmico e acústico ao pátio central e circulação coberta.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários