Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

ACATE inaugura Centro de Inovação em Florianópolis

Publicado em 17/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Nova sede da entidade, aberta oficialmente nesta segunda (16.03) reúne diversas empresas de tecnologia em espaço que servirá como referência para o desenvolvimento da TI na Capital.

A Rota da Inovação de Florianópolis ganhou nesta segunda-feira (16.03) um centro que será marco referencial para iniciativas empreendedoras no setor tecnológico em Santa Catarina. A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) inaugurou no local a sua nova sede, no Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera, no km 4 da SC-401. As instalações integram a Associação, a incubadora MIDI Tecnológico e mais de 30 empresas de tecnologia, que funcionarão em áreas locadas do empreendimento de mais de 6 mil m2.

"Nosso setor já é uma referência nacional e internacional. Acreditamos que este centro, além de um espaço físico, será um catalisador de iniciativas inovadoras para nossa região", declarou o presidente da ACATE, Guilherme Bernard. A entidade, que tem 29 anos de atuação, representa 700 empresas de base tecnológica do estado. Segundo Bernard, conquistas como a escolha do MIDI como melhor incubadora do Brasil por três vezes e o modelo consagrado das verticais de negócios para integrar empresas de um mesmo segmento refletem uma filosofia de trabalho totalmente adequada ao conceito do novo Centro de Inovação ACATE.

O projeto do CIA ocupa um galpão de dois andares com um amplo lounge para coworking e uma arquibancada que serve como ponto de encontro. O imóvel conta com serviços pay per use e infraestrutura de TI de alto padrão, em um espaço favorável à troca de ideias e aos negócios colaborativos. A recepção é compartilhada e 20 áreas para reuniões se espalham pelo complexo, com auditório e 32 salas para locação para empresas associadas, das quais 90% já estão negociadas. As plantas são flexíveis, com unidades de 59 m2 até 320 m2, e o espaço conta ainda com mezanino com vending machines e bicicletário.

A estrutura chamou a atenção de Dennis Tsu, diretor executivo do SRI International (instituto de pesquisa que surgiu na Universidade de Stanford, na Califórnia), que fez a palestra inaugural do evento desta segunda. "Um centro de inovação como esse é um grande investimento para Santa Catarina. A partir dele, o desafio é encorajar as pessoas a pensarem em fazer negócios não só para o Brasil, mas para todo o mundo. Estados como esse devem ser motores na mudança da economia brasileira", declarou Tsu a autoridades políticas, lideranças empresariais e profissionais do setor presentes na inauguração.

Durante o evento, o presidente da ACATE e o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, assinaram o termo de renovação que reafirmou a parceria entre as duas entidades na gestão e manutenção do MIDI Tecnológico. "Para nós do Sebrae/SC é um privilégio renovar essa parceria com a ACATE para manter e incentivar o desenvolvimento do MIDI Tecnológico. Essa é a melhor incubadora de negócios do Brasil e fazer parte dessa história nos deixa orgulhosos", afirmou Zigelli.

Participaram da inauguração autoridades como Carlos Chiodini, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Everton Gubert, vice-presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, presidente da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) e os investidores do CIA ACATE Valério Gomes e Marcelo Gomes.

 

 

 

› FONTE: Dialetto

Comentários