Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inovação é tema de encontro em Florianópolis

Publicado em 17/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


O 2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação começou nesta segunda-feira, 16, em Florianópolis. Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o objetivo é capacitar os gestores para os 13 Centros de Inovação de Santa Catarina.

“Muitos Centros de Inovação já estão em construção e o grande desafio é fazer com que eles se tornem algo tangível para a sociedade catarinense, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, declarou o secretário da SDS, Carlos Chiodini, que representou o governador Raimundo Colombo.

A capacitação resulta do acordo de cooperação técnica com o SRI International, da Califórnia, nos Estados Unidos, um dos maiores centros de pesquisa do mundo. Para o presidente da Recepeti, Rui Gonçalves, as exitosas experiências do SRI contribuirão na qualificação e intercâmbio com os Comitês de Implantação dos Centros de Inovação, compostos pelas universidades, empresas, Governo Estadual e prefeituras. “A SDS e a Recepeti estão construindo um modelo de governança dos Centros de Inovação em parceria”, disse.

Os Centros de Inovação estão sendo construídos para valorizar a cultura inovadora e o empreendedorismo em 13 polos catarinenses.

Contarão com incubadoras, aceleradoras, laboratórios de ponta, orientação para empreendedores, centros de treinamento e espaços de convivência. Serão contempladas as cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville.

O 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação foi realizado em janeiro, com parceria da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT).

Nesta segunda edição, os palestrantes são os executivos da SRI International, executivos Dennis Tsu e Peter Kant. A abertura do evento contou com a explanação de Tsu sobre a importância da inovação.

“Nosso objetivo é mostrar como a inovação pode encorajar e inspirar. A missão do SRI é criar mudanças para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, segura e produtiva”, salientou. O SRI é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1946 dentro da Universidade de Stanford. Suas pesquisas resultaram em produtos como o mouse para computadores, TVs em alta resolução e medicamentos contra o câncer.

Nova sede

Além da capacitação de Gestão de Habitats de Inovação, que será realizada até sexta-feira, 20, foi inaugurada a nova sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), o Centro de Inovação Acate (CIA). “O ambiente vai além de um espaço físico, é um catalisador de ideias inovadoras”, afirmou o presidente da Acate, Guilherme Bernard. O novo espaço corporativo está localizado no km 4 da SC-401.  

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários