Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vans escolares devem ser inspecionadas regularmente

Publicado em 16/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Lista mostra quais veículos estão regularizados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

Quem tem filhos estudando sabe o cuidado necessário com o transporte que as crianças utilizam para se deslocar de casa até a escola.

Para os pais que optam pelas vans escolares, alguns itens devem ser examinados para garantir a segurança dos alunos. Primeiramente é importante que o serviço seja cadastrado na Prefeitura, pois estes veículos passam por vistorias regulares, garantindo a qualidade.  

O transporte escolar é regulamentado pelo Decreto nº 1.319/2002, que define, entre outras coisas, que seja realizado por vans ou micro-ônibus e tenha pintura externa na cor branca e o dístico "Escolar" nas laterais do veículo.

Além disso, deve conter selo de vistoria, licença de tráfego e inscrição na parte direita e na traseira, com o número de registro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Cada veículo, além do motorista, deve ter um monitor. Os dois profissionais devem possuir curso de qualificação.

Todos os ocupantes devem utilizar cinto de segurança e o embarque e desembarque dos escolares deve ser feito com cuidado. Assim, dependendo da idade, cabe ao monitor pegar a criança no portão de casa e conduzi-la até a van, além de acompanhá-la até as dependências da escola. No retorno para casa, o procedimento deve se repetir.

Caso queiram denunciar alguma irregularidade, basta entrar em contato pelos telefones: 3324-1517 ou 3224-2158. Para saber quais vans estão credenciadas no município, basta conferir no site: www.pmf.sc.gov.br

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários