Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mudanças no controle do sistema viário municipal são anunciadas

Publicado em 11/03/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Prefeito nomeia novos responsáveis pela Autoridade de Trânsito e pela Diretoria de Operações.

O controle do sistema viário municipal, que hoje está vinculado ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), passará, com a reforma administrativa, para a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão (que poderá mudar de nome). A reforma ainda não saiu, mas o prefeito Cesar Souza Junior já fez novas nomeações para as atribuições.

Desde esta terça-feira (10), a Autoridade de Trânsito passou a ser exercida pelo Secretário de Segurança, Raffael de Bona Dutra, que é delegado da Polícia Federal. A Diretoria de Operações (DIOPE, que continua subordinada ao IPUF) ficou sob a responsabilidade de Leandro Marques, ex-gerente administrativo financeiro da mesma Secretaria.

As estruturas atuam conjuntamente. A Autoridade de Trânsito planeja o sistema viário e faz o elo entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e as demais instituições públicas que trabalham com o trânsito (Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catariana (DETRAN/SC). A DIOPE, por sua vez, tem caráter executivo.

Na prática, são elas que respondem pela manutenção e troca de semáforos, pinturas de faixas, colocações de placas de trânsito, contratações relativas a radares eletrônicos, autorizações para eventos, emissões de credenciais para deficientes físicos e idosos, entre outras, definições de zona azul e coordenação da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) municipal.

Prioridade

De Bona está empenhado "em fazer com que as coisas realmente funcionem" e, como Autoridade de Trânsito, diz que a prioridade é dar vazão a todas as demandas acumuladas no setor, com atenção redobrada à manutenção semafórica. Neste sentido, adianta que vão iniciar processo de troca de aproximadamente 40 semáforos antigos pelos sequenciais de LED (como aqueles da avenida Beira-mar Norte) em toda a cidade, a começar pelos do entorno da praça XV de Novembro, no Centro.

A população deve comunicar à PMF sobre eventuais problemas em semáforos, preferencialmente pelo e-mail [email protected] . Mas a central telefônica 153 da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) também está à disposição para receber informações sobre o assunto para as devidas providências.

De acordo com o diretor de operações do IPUF, Leandro Marques, tal parceria entre os cidadãos e a GMF é fundamental para "realizar uma sinalização de trânsito de eficiência que consiga proporcionar melhor segurança na estrada para bem estar de todos os envolvidos".

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários