Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria da Agricultura apoia jovens rurais na aquisição de kits de informática

Publicado em 26/12/2014 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Atenta às mudanças no meio rural e às dificuldades de manter o jovem no campo, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou um Programa que oferece aos jovens rurais financiamentos para aquisição de kits de informática.

Jovens com idade entre 16 e 29 anos poderão contrair financiamentos para compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, sendo que a Secretaria da Agricultura via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) pagará 50% do valor para operações de até R$ 3 mil. Em 2014, o Programa beneficiou 861 jovens todo o estado, num investimento de R$ 2.150.115,00.

Os jovens beneficiados têm três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento.

Os critérios para participar do projeto são: participantes da capacitação em Empreendedorismo e Inclusão Digital no âmbito do Programa SC Rural e/ou pertencentes às famílias beneficiárias dos projetos estruturantes apoiados pelo Programa SC Rural.

O kit de informática conterá ainda softwares de gestão de propriedades agrícolas desenvolvidos e utilizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, um dos grandes desafios para o desenvolvimento da agricultura catarinense é manter a atratividade do meio rural para os jovens, para que eles possam ser os sucessores de seus pais na propriedade rural.

O Programa combinado com a capacitação do Programa SC Rural acaba contribuindo para que os jovens rurais sintam-se motivados a permanecerem no campo com acesso à informação e a uma formação voltada para gestão da propriedade rural.

“O desafio é fazer com que o espaço rural seduza os jovens para atraí-los a ficar no campo como empresários rurais, que enxergam que a propriedade rural pode gerar renda, que resulta em qualidade de vida, e que eleve a autoestima do agricultor a uma condição igual ou melhor do que eles almejam encontrar na cidade”, ressalta Spies.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários