Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atividade de leitura inclusiva em Florianópolis

Publicado em 29/08/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: divulgação

foto: divulgação

No dia 13 de setembro, bibliotecários, educadores e profissionais da leitura participarão do encontro em Santa Catarina

Além da produção e distribuição de livros acessíveis, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove Oficinas de Capacitação e Rodas de Leitura Inclusivas por todo o País. O objetivo é estimular o hábito de ler e fomentar a leitura inclusiva. Desta forma, a instituição dá continuidade ao projeto "Ler, Incluir e Transformar", que em 2012 distribuiu 22 mil livros acessíveis em braille, áudio e em formato Daisy. Este ano mais livros serão distribuídos e as atividades inclusivas acontecem em todas as regiões brasileiras.

No dia 13 setembro, sexta-feira, Florianópolis (SC) receberá as atividades direcionadas a bibliotecários, educadores e profissionais da leitura, Centro de Educação Continuada – Secretaria Municipal de Educação, região central da cidade. Seguindo uma metodologia simples e dinâmica, os participantes aprenderão na prática como promover a leitura acessível e ainda praticarão uma Roda de Leitura Inclusiva para crianças e adolescentes com deficiência visual. As inscrições são limitadas e gratuitas, os participantes receberão um certificado e o livro "O livro, a leitura e a pessoa com deficiência visual".

"É muito importante promover a disseminação do conhecimento e a Fundação Dorina tem como papel ampliar o envolvimento dos profissionais e pessoas que se interessam pela inclusão por meio da leitura", afirma Susi Maluf, Gestora de Serviços de Apoio à Inclusão na Fundação Dorina Nowill para Cegos. "O objetivo é que se forme uma rede de leitura acessível por todo o Brasil e que mais pessoas com deficiência visual se tornem leitores".

As atividades de leitura inclusiva já aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Belém e Manaus e Porto Alegre. Esta jornada de ações de capacitação termina em Florianópolis (SC) e é parte do projeto “Ler, Incluir e Transformar”. Mais informações pelo site www.fundacaodorina.org.br/onde-atuamos/leiturainclusiva.php

Cenário atual
Segundo o IBGE, atualmente são cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no País. Apesar disso, de acordo com o Ministério da Cultura, em 2009 apenas 9% das bibliotecas públicas municipais possuía algum acervo acessível e poucos profissionais preparados para atender a este público.

"Ler, Incluir e Transformar"
O projeto "Ler, Incluir e Transformar" é viabilizado pelo Ministério da Cultura via Lei Rouanet. Além de produzir e distribuir livros acessíveis, o projeto visa despertar a consciência das pessoas para a causa da deficiência visual e conta com a produção e distribuição de 72 mil livros acessíveis em áudio, braille e em formato Daisy, um total de 242 títulos. Em 2012, 22 mil exemplares foram entregues e os demais 50 mil estão sendo distribuídos ao longo de 2013. Recebem este material as bibliotecas, escolas públicas e organizações que trabalham com a leitura inclusiva em todo o Brasil. A capacitação acontece como mais uma etapa para que o ciclo de leitura inclusiva seja completo e assertivo.

Serviço:
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Oficinas de Capacitação e Rodas de Leitura Inclusiva
Informações/Inscrições: 
[email protected] 
Telefone: (48) 8411-2509 / 3226-7005

Florianópolis (SP)
Data: 13/09/2013, sexta-feira
Local: Centro de Educação Continuada – Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Rua Ferreira Lira, 82 – Centro - Florianópolis (SC)
Horário: 14h às 19h

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos há 67 anos facilita a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, por meio de reabilitação, e produção de livros e revistas acessíveis que permite às pessoas com deficiência visual acesso ao mundo do conhecimento e da informação. Com a maior imprensa braille da América Latina, a instituição tem capacidade para impressão de mais 45 milhões de páginas braille por ano. A Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, literatura e best-sellers. No local também são produzidos cardápios, partituras musicais, catálogos, cartões de visitas e outros materiais de prestação de serviços às empresas e à comunidade. www.fundacaodorina.org.br

 

› FONTE: Fundação Dorina Nowill para Cegos

Comentários