Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casa de Apoio Vovó Gertrudes é inaugurada em Florianópolis

Publicado em 29/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

O governador em exercício Nelson Juliano Schaefer Martins participou na noite desta terça-feira, 27, em Florianópolis, da cerimônia de inauguração da Casa de Apoio Vovó Gertrudes, que prestará serviços de acolhimento de crianças e adolescentes de todo o Estado que passam por tratamento contra o câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A casa de apoio é mantida pela Associação de Voluntários de Saúde (Avos) do hospital.

O Governo do Estado participou do projeto cedendo o terreno em contrato de comodato por 20 anos e repassando R$ 700 mil para apoio às obras. “A sociedade catarinense está de parabéns. Essa é uma iniciativa que envolve Governo do Estado, iniciativa privada e a própria comunidade. Aqui encontraremos um abrigo e um lugar acolhedor para que as crianças recuperem a sua saúde”, destacou o governador em exercício.

A presidente da Avos, Maria Gertrudes da Luz Gomes; o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande; o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior; a diretoria do Hospital Infantil; entre outras autoridades, acompanharam o ato de inauguração.

"Essa casa é a realização de um sonho. Mas sonho que se sonha sozinho não vira realidade. Esse é um sonho de muita gente. Esperamos que nessa casa possamos proporcionar a alegria que, com certeza, ajuda na cura das nossas crianças", ressaltou Gertrudes, homenageada com o nome dado ao novo abrigo.

A casa está localizada na Rua Rui Barbosa, 152, bairro Agronômica, em frente ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. O imóvel construído tem 1,8 mil metros quadrados, com 20 apartamentos individuais, cozinha, copa, sala de informática, brinquedoteca, capela, lavanderia e auditório com capacidade para 50 pessoas. Cada apartamento tem capacidade para receber um paciente acompanhado por um responsável, garantindo o atendimento na casa de até 40 pessoas por dia.

O superintendente do Instituto, Francisco Neves, também acompanhou o evento em Florianópolis nesta terça. A nova casa contou, ainda, com apoio de empresários catarinenses na doação de recursos e materiais.

Hoje, as crianças em tratamento que chegam de outras cidades do Estado são acolhidas em uma casa menor, com dois dormitórios (com 16 beliches em cada um), mantida pela Avos há mais de 20 anos e que também será reformada para ampliação do atendimento.

A Associação de Voluntários de Saúde (Avos) do Hospital Infantil Joana de Gusmão foi criada com a missão de atuar voluntariamente de forma integrada aos objetivos do hospital, visando à qualidade de vida das crianças, adolescentes e seus familiares.  Veja aqui como contribuir com a associação. Mais informações pelo telefone(48) 3251-9017.

O desembargador Nelson Martins é presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e permanece no cargo de governador do Estado até o próximo domingo, dia 1º, quando o governador Raimundo Colombo retorna de missão oficial nos Estados Unidos.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários