Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura e CEF assinam contrato para requalificação da Edu Vieira nesta sexta-feira (23)

Publicado em 23/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam nesta sexta-feira (23), às 10 horas, no Centrosul, contrato de financiamento para obras voltadas à melhoria da mobilidade urbana da cidade.

O contrato, no valor de R$ 149,8 milhões, engloba a requalificação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, a elaboração do projeto e execução do anel viário que vai ligar esta via ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) passando pela Beira-Mar Norte, bem como do teleférico que fará ligação da Trindade ao TICEN.

Do montante, R$ 142,31 milhões são provenientes do Programa Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades do Ministério das Cidades, e o restante, contrapartida da Prefeitura.

Requalificação da Edu Vieira

De acordo com o Diretor de Projetos da Secretaria de Obras, Carlos Alberto Riederer, a requalificação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira implica na construção de corredor exclusivo para transporte público coletivo, ciclovia e e passeio (calçadas). Feito isso, a Rua Deputado Antônio Edu Vieira terá a sua largura aumentada em duas vezes e meia - passando de 12 metros para 30 metros de largura.

O alargamento desta rua de 2,7 km de extensão e intenso movimento, pela qual passam diariamente 25 mil veículos nos dois sentidos, já havia sido aprovado pela Câmara Municipal em 2001.

Conforme Riederer, o Ministério das Cidades defende melhorias que facilitem o fluxo do transporte coletivo. “Temos que fazer com que o transporte público coletivo seja mais ágil do que o transporte individual”, destacou o diretor, haja visto que na última década a frota de automóveis de Florianópolis aumentou cerca de 40%, enquanto a população da cidade cresceu 23% e o número de passageiros do transporte coletivo reduziu 7%.

Anel Viário e teleférico

O anel viário corresponde a um corredor com duas faixas para transporte público coletivo, que vai da saída da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, na altura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), passando pela Beira-Mar Norte – uma extensão de cerca de 20 km.

Ainda segundo o Diretor de Projetos da Secretaria de Obras, vale para o anel a mesma premissa da Rua Deputado Antônio Edu Vieira: que ele favoreça os usuários do transporte público coletivo no sentido de terem garantia de cumprimento de horários.

É interessante salientar que o fechamento completo do anel ficará para um segundo momento, pois a primeira etapa contempla a elaboração do projeto e execução das obras do Pantanal ao TICEN. A parte do Saco dos Limões/Centro fica, assim, para um segundo momento.

O financiamento inclui a aquisição de nova Central de Controle de Tráfego, que dará preferência ao transporte coletivo. Já o teleférico, aos moldes do que existe em Balneário Camboriú, faz parte de um plano integrado de mobilidade urbana, uma vez que o usuário poderia associá-lo ao transporte público coletivo.

O teleférico ligará a UFSC, na Trindade, ao Centro, com uma estação intermediária no Alto da Caieira, no Maciço do Morro da Cruz, numa extensão total de 3 km.  O tempo de trajeto calculado é de 12 minutos. Sendo assim, a população do Maciço do Morro da Cruz será beneficiada com deslocamento rápido e seguro.

O QUÊ: Assinatura do contrato entre a prefeitura e a CEF para investimento em obras de infraestrutura;

QUANDO: Nesta sexta-feira, a partir das 10h;

ONDE: Centrosul.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários