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Brasil é antepenúltimo em ranking de educação com 40 países

Publicado em 09/05/2014 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

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O Brasil aparece na 38.ª posição entre 40 países analisados no The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional. Em relação ao estudo anterior, de 2012, o País subiu uma colocação, apesar de ter piorado seu desempenho no índice.

O levantamento da EIU e da Person considera diferentes avaliações, relacionando-as com a produtividade do país. O índice leva em conta habilidades cognitivas e de desempenho escolar a partir do cruzamento de indicadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls). Também são usados dados educacionais de alfabetização e taxas de aprovação.

No estudo deste ano, o Brasil passou o México no ranking, porque aquele país teve um recuo ainda maior no índice. O último lugar continua ocupado pela Indonésia. As primeiras posições trazem novidades, com nações asiáticas, como Coreia do Sul e Japão, tomando o lugar da Finlândia, que havia muitos anos figurava na liderança da maioria das avaliações.

POSIÇÃO 2014          

PAÍSES           Z-SCORE        POSIÇÃO 2012           MUDANÇA NO SCORE 2014 / 2012

1          COREIA          1.30     1          0.07

2          JAPÃO 1.03     2          0.14

3          CINGAPURA   0.99     2          0.15

4          HONG KONG  0.96     -1         0.05

5          FINLÂNDIA     0.92     -4         -0.34

6          REINO UNIDO 0.67     0          0.07

7          CANADÁ         0.60     3          0.05

8          HOLANDA       0.58     -1         -0.01

9          IRLANDA         0.51     2          -0.02

10        POLÔNIA        0.50     4          0.08

11        DINAMARCA   0.46     1          -0.04

12        ALEMANHA     0.41     3          0.00

13        RÚSSIA           0.40     7          0.14

14        ESTADOS UNIDOS    0.39     3          0.04

15        AUSTRÁLIA    0.38     -2         -0.08

16        NOVA ZELÂNDIA        0.35     -8         -0.22

17        ISRAEL           0.30     12        0.45

18        BÉLGICA         0.28     -2         -0.07

19        REPÚBLICA TCHECA 0.27     3          0.07

20        SUÍÇA 0.25     -11       -0.30

21        NORUEGA      0.21     5          0.10

22        HUNGRIA        0.17     -4         -0.16

23        FRANÇA         0.17     2          0.04

24        SUÉCIA           0.17     -3         -0.06

25        ITÁLIA 0.11     -1         -0.03

26        ÁUSTRIA         0.10     -3         -0.05

27        ESLOVÁQUIA 0.09     -8         -0.23

28        PORTUGAL    0.04     -1         0.03

29        ESPANHA       -0.08    -1         0.01

30        BULGÁRIA      -0.26    0          -0.03

31        ROMÊNIA       -0.44    1          0.16

32        CHILE  -0.79    1          -0.13

33        GRÉCIA          -0.86    -2         -0.55

34        TURQUIA        -0.94    0          0.30

35        TAILÂNDIA      -1.16    2          0.30

36        COLÔMBIA     -1.25    0          0.21

37        ARGENTINA   -1.49    -2         -0.09

38        BRASIL           -1.73    1          -0.08

39        MÉXICO          -1.76    -1         -0.16

40        INDONÉSIA     -1.84    0          0.19

Nota

As pontuações do Índice são representadas pelo Z-Score (pontuação Z), que indica quantas divergências de padrão uma observação está acima ou abaixo da média.

O processo de normalizar todos os valores no Índice com o Z-Score permite uma comparação direta dos desempenhos dos países em todos os indicadores.

Note que os Z-Scores listados são especí&64257;cos à sua respectiva versão no Índice e seus países. Ao fazer comparações de países individuais nas versões do Índice, é importante focar na colocação do país no ranking e não na pontuação do Z-Score. FONTE: : The Economist Intelligence Unit”

                                           

 

 

 

› FONTE: Vejamos

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