Esse levantamento foi feito com exclusividade para ÉPOCA pela Fundação Lemann, ONG especializada em educação.
O estudo mapeou mais de 5 mil municípios e avaliou quantos alunos da rede pública sabem tanto português quanto matemática em níveis adequados. Segundo o levantamento, apenas 23% de todos os alunos do 5º ano sabem o que deveriam, ao mesmo tempo, nas duas disciplinas.
No 9º ano, quando estão a um passo do ensino médio, essa proporção é de apenas 8%. Apenas 35 cidades cumprem a missão de ensinar o mínimo em ambas as áreas para 70% ou mais do total de seus alunos do 5º ano. No 9º ano, nenhuma.”
Esse desequilíbro no ensino brasileiro também aparece na comparação internacional. Segundo a avaliação da Fundação Lemann, a partir dos dados da OCDE, apenas 8,1% do total de alunos brasileiros que fizeram o Pisa em 2012 tem aprendizado adequado nas três disciplinas avaliadas: português, matemática e ciência.
É menos do que México (9,7%), Uruguai (13,5%), Chile (18%) e Turquia (27,7%). Os países considerados avançados em educação têm proporções bem diferentes: Polônia e Canadá, 57%; Coreia, 68%; Finlândia, 60,6%; e Xangai (China), 83%.
› FONTE: Vejamos