Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Demissão, como reagir?

Publicado em 26/08/2013 Editoria: Educação Comente!


O momento de ficar disponível no mercado de trabalho é sempre acompanhado de muitos sentimentos: Raiva e frustração em algumas demissões consideradas injustas, medo de não conseguir arcar com as despesas do dia a dia, vergonha de perder a posição social alcançada com o último emprego. Fábio Zugman, autor de livros como “Administração para Profissionais Liberais” e “Empreendedores Esquecidos”, diz que o primeiro passo é tentar lidar com essas sensações e não deixar elas tomarem conta da situação atual. O momento de ficar disponível no mercado pode ser de grande insegurança, mas também pode trazer grandes oportunidades para quem souber lidar com isso.

O primeiro passo, segundo o autor, é não mentir. “Muitas pessoas tentam esconder que estão sem emprego em suas páginas de redes sociais justamente no momento em que essa informação é de maior valia para elas.” Não há nada de vergonhoso de estar procurando emprego, e se as pessoas à sua volta não ficarem sabendo disso, não poderão te ajudar a conquistar uma nova posição. Anuncie-se, de forma educada e sem comentários negativos ao último empregador, como disponível para novas oportunidades.

Em segundo, refaça o currículo. “A maioria das pessoas possui um currículo “de gaveta”, que fica meio largado quando se está empregado. A primeira coisa é refazê-lo de uma forma  que mostre as  habilidades, quais posições foram ocupadas e quais se deseja ocupar.” Afirma Zugman.

Quanto ao uso de mídias sociais, o autor adverte que sempre vale a regra da “pessoa mais chata da festa”. Imagine que você está em uma festa e de repente, alguém sobe em um banquinho e começa a anunciar em voz alta que pessoa interessante e divertida ela é.  Não funciona certo? Segundo o autor, é o que muitos fazem em fóruns e outros grupos de discussão online. “Participar de grupos de discussão, comentar matérias online, fazer parte de fóruns é uma ótima forma de mostrar seu conhecimento e se tornar conhecido, mas evite querer aparecer demais. Seja natural e mostre seu conhecimento.

Por último, circule também no mundo real: Há uma tendência natural das pessoas se recolherem nesse período. Há um certo estigma com a palavra “desempregado”. Não aceite isso. Busque ativamente participar de congressos, cursos, palestras e até vá naquele happy hour que nunca teve tempo antes. É sempre bom ter e fazer contatos, mas nesse momento é preciso buscar novos contatos ativamente, se tornar cada vez mais conhecido até encontrar alguém com uma oportunidade para você.

Por último, não se desespere: “No mundo real, as coisas costumam ser mais lentas do que esperamos. É preciso não se desesperar quando as coisas derem errado ou uma oportunidade não se concretizar. Continue seguindo em frente que você atingirá seu objetivo” - completa Fábio Zugman

Sobre o autor:

Fábio Zugman é paulistano e tem 33 anos. É professor universitário e Mestre em Administração pela UFPR. É autor dos livros Empreendedores esquecidos (Elsevier, 2011); Administração para profissionais liberais (Elsevier, 2005); Governo eletrônico: saiba tudo sobre essa revolução (Livro pronto, 2006); O mito da criatividade (Elsevier, 2008); e coautor de Dicionário de termos de estratégia empresarial (Atlas, 2009) e  Criatividade sem segredos (Atlas, 2010). Zugman também diretor do Space 242.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários