Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saiba o que fazer para acalmar o cãozinho durante a gestação

Publicado em 26/08/2013 Editoria: Educação Comente!


Eles são extremamente companheiros e brincalhões, mas quando sentem que a atenção será dividida, mudam de comportamento e passam até a sentir ciúmes da dona. Como os donos podem reverter a situação e proporcionar uma vida mais feliz com a chegada do novo membro da família?

Segundo Tatiana Antunes, idealizadora da Cão Tour – Creche para cachorros – é preciso mostrar para o cachorro que ele continuará tendo o seu espaço na família. O relacionamento que as pessoas costumam manter com seus cães influência diretamente na percepção do animal, uma vez que ele acaba tendo aquela família como referência, portanto, quando o animal se sente ameaçado pode desenvolver diversas patologias físicas e psicológicas , inclusive o ciúme.

Para que o cão entenda sua posição e importância na família e deixe de acreditar que o novo membro poderá ser uma ameaça para ele, o primeiro passo é introduzir/preservar a vida social do animal, incluindo em sua rotina atividades com outros animais.

Hoje, já existem lugares especializados para a socialização do animal com outros cães de diferentes raças, idades e tamanhos, onde eles aprendem a se comportar e respeitar outros cães e ambientes.

Na creche para cachorros, todos os animais convivem juntos e diariamente passam por diversas atividades que incluem: aulas de obediência, sociabilização e muita brincadeira. Dessa maneira, a interpretação do animal diante da situação mudará, pois ele terá além de mais individualidade, uma vida social ativa.

Além disso, também é indicado que a dona, aos poucos, vá familiarizando o cãozinho com o novo integrante da família. Uma boa opção é, sempre que tiver um tempinho, chamar o cão e induzi-lo a cheirar sua barriga.

Já quando o bebê nascer, dê a roupinha da criança para o cachorro cheirar e apresente o bebê a ele.

› FONTE: Cão Tour

Comentários