Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Professor do IFSC organiza evento de observação da "lua de sangue"

Publicado em 14/04/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Quem quiser observar um eclipse lunar por meio de um telescópio vai ter a oportunidade na terça-feira, dia 15, entre as 1h30 e as 6h (madrugada de segunda para terça), numa sessão de observação astronômica organizada por professor do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Avenida Beira-mar do município.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. A concentração do grupo vai ser no estacionamento em frente à cancha de bocha.

Organizador da sessão de observação junto com seu irmão Maurício (também físico), o professor de física Marcelo Girardi Schappo, do Câmpus São José do IFSC, explica que eclipses lunares não são tão raros e podem até ser observados a olho nu. “Não existe uma frequência média, mas é difícil haver um ano em que não haja eclipse lunar”, comenta.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pelas zonas de sombra ou de penumbra da Terra causadas pelo Sol. Isso acontece quando a Terra, a Lua e o Sol ficam alinhados, com o nosso planeta no meio, bloqueando a passagem dos raios solares.

O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua passa somente pela zona de penumbra provocada pelo posicionamento da Terra, e o eclipse total – como o que vai ocorrer na próxima terça – acontece quando a Lua passa pela zona de sombra causada pelo posicionamento da Terra.

Durante o eclipse, a Lua não fica totalmente obscura, mas adquire uma cor avermelhada. Embora o fenômeno seja visível a olho nu, a observação com telescópio permite ver mais detalhes como nuances do relevo lunar e as crateras lunares. Segundo o professor Marcelo Schappo, mesmo uma pessoa leiga em astronomia consegue identificar esses detalhes pelo telescópio. “É isso que encanta as pessoas”, diz o professor do IFSC.

O tempo que cada pessoa terá para observar o fenômeno pelo telescópio dependerá da quantidade de presentes à observação. Quem tiver telescópio próprio, pode levá-lo e juntar-se ao grupo. A sessão só será suspensa se chover a madrugada inteira. Se chover apenas esporadicamente, o evento está mantido

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o professor Marcelo Girardi Schappo, pelo e-mail [email protected].

SERVIÇO

Evento: Observação Astronômica do IFSC - Eclipse Lunar Total
Data: 15 de abril, terça-feira, das 1h30 às 6h (madrugada de segunda para terça-feira)
Local: Avenida Beira-mar de São José, no estacionamento em frente à cancha de bocha
Participantes: Comunidade em geral
Organizadores: Professor Marcelo Girardi Schappo (Câmpus São José do IFSC) e Maurício Girardi Schappo (físico)
Mais informações: [email protected] 
 

 

 

› FONTE: Jornalismo IFSC

Comentários