Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Congresso internacional em Florianópolis debaterá aspectos jurídicos que influenciam o futebol

Publicado em 03/04/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de abril), especialistas jurídicos do futebol do Brasil e América do Sul e dirigentes de clubes debaterão no auditório do Fórum da UFSC, em Florianópolis, questões relevantes e polêmicas do futebol internacional.

O foco do congresso serão as normas nacionais e internacionais que tenham aplicação no universo do futebol. A pauta inclui FIFA, UEFA, Conmebol, Court of Arbitration for Sport, Lei Pelé e Estatuto do Torcedor, entre outros temas.

A organização é da Associação Sul-americana de Advogados do Futebol, com apoio da Escola Superior da Advocacia e da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC.

Os presidentes do Avaí, Nilton Macedo Machado, e do Figueirense, Wilfredo Brillinger, participarão da abertura. Um dos temas do evento serão as transferências internacionais. Sobre isso, o presidente da Associação Sul-americana de Advogados do Futebol, advogado Eduardo Carlezzo, detalhará para onde vão os atletas, montantes envolvidos, comissões e peculiaridades destas transações.

De acordo com o advogado Leonardo Roessler, da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC, há uma tendência pela unificação das normas internacionais, que os dirigentes dos clubes brasileiros precisam saber lidar.

"Cada vez mais, a FIFA pretende unificar as normativas internacionais. A maioria dos códigos desportivos, seja no âmbito da Conmebol, CBF ou Associação de Futebol da Argentina, ficam sob o guarda-chuva FIFA. Por conta disso, é cada vez mais importante para clubes e dirigentes saber lidar com essas tratativas internacionais", explica.

Segundo o advogado, o benefício é que os atletas podem ter a FIFA como um grau de recurso, amparados no direito internacional. Os debates ganham ainda mais relevância diante dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará em breve – Copa e Olimpíadas.

 

 

 

› FONTE: All Press Comunicação Estratégica

Comentários