Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado anuncia melhorias em escola indígena da Grande Florianópolis

Publicado em 31/03/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


O secretário Regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, autorizou nesta sexta-feira, 28, a licitação para melhorias na Escola Indígena de Ensino Fundamental Pirá Rupá, de Palhoça, numa área de 207,70 m². Serão construídos cozinha, depósito e refeitório, totalizando um investimento do governo do Estado no valor de R$ 250 mil.

O comunicado foi feito durante encontro para levantar as demandas dos povos indígenas da região da Grande Florianópolis, realizado no auditório da SDR. Participaram caciques de comunidades indígenas instaladas em Biguaçu e Palhoça, além dos gerentes de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura; Educação; Saúde; e Assistência Social da Secretaria Regional e técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O encontro foi uma iniciativa do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de Santa Catarina (CEPIN/SC), com o objetivo de buscar as demandas regionalizadas, para que as propostas sejam formalizadas e devidamente encaminhadas. Para isso, já foram realizadas reuniões nas SDRs de Chapecó, Maravilha, Ibirama e Joinville.

Entre as demandas apresentadas pelas lideranças indígenas da Grande Florianópolis estão questões ligadas à educação - como a necessidade da produção de um material didático próprio, conexão com a Internet e reforma de instalações, facilitando o processo de aprendizagem -, à agricultura e saúde.

Ficou acertado que a Secretaria de Assistência Social fará um relatório a ser encaminhado à SDR com todas as reivindicações apresentadas.

O material será depois repassado às secretarias responsáveis por cada setor onde houver demanda, para que possam ser encontradas soluções.

O secretário Clonny Capistrano destacou a importância de uma aproximação maior da SDR com os povos indígenas, salientando que “temos que avançar nesse diálogo para que se possa, num trabalho conjunto, ampliar as políticas públicas voltadas a esse segmento, assegurando assistência, prevenção e atendimento”.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários