Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sujismundo está de volta

Publicado em 19/08/2013 Editoria: Educação Comente!


Personagem criado na década de 70 ressurge em projeto sobre educação ambiental.

Personagem criado na década de 70 ressurge em projeto sobre educação ambiental.

Sujismundo é um desses sujeitos que não se preocupam com limpeza. Essa frase, que inicia uma das quatro animações veiculadas na televisão brasileira na década de 1970, resume bem as características do personagem Sujismundo, criado pelo diretor de animação Ruy Perotti. Além de desenhos animados, sua imagem circulou por outdoors, camisetas e adesivos. Hoje, o nome é sinônimo de sujos e desleixados com a higiene.

Embora curta, a passagem de Sujismundo pelas mídias da época foi marcante. O personagem está vivo na memória dos mais experientes. Para criar a mesma simpatia nas crianças de hoje, surgiu o Grupo de Gestão e Estudo de Projetos em Educação Ambiental, o Gepea, coordenado por Adriana Vieira, aluna do curso de Gestão Ambiental da UnisulVirtual. Alicerçado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o Gepea vai relançar o personagem numa série de quatro gibis, que serão distribuídos em escolas públicas e particulares de todo o estado de Santa Catarina. “O Sujismundo é um personagem muito simpático, mesmo sendo do jeito que é. Pensamos em criar o gibi justamente pela facilidade do acesso e alcance pelas crianças. Com o a revista na mão, a criança pode interagir a qualquer momento, com quem quiser e ainda colecionar as edições”, afirma.

Hoje, os direitos sobre o personagens são de Guilherme Alvernaz, filho de Ruy Perotti. Segundo Adriana, ao saber da ideia, Guilherme achou a iniciativa fantástica e se prontificou a fornecer a aparência remodelada de Sujismundo. A intenção é alcançar cerca de 500 mil crianças, estudantes entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, mas não tratar apenas de questões de higiene e limpeza, como na ideia original, mas trazer o personagem às questões atuais, ligadas ao meio ambiente.

Estar atualizada com a questão ambiental, tanto para dar respaldo ao Gepea quanto para obter a graduação, foi o que instigou Adriana a buscar o curso de Gestão Ambiental. ”Tratamos a educação ambiental como algo apenas corretivo, deixamos os erros acontecerem. Tanto o curso quanto o projeto Sujismundo proporcionam uma visão futura e preventiva do meio ambiente”, ressalta.

Para efetivar a prevenção ao meio ambiente, o projeto prevê a realização de oficinas e palestras nas escolas e associações comunitárias. O início das atividades está previsto para 2014. A distribuição dos gibis será feita através das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) espalhadas por Santa Catarina e pela Secretaria Estadual de Educação.

› FONTE: Unisul Virtual

Comentários