Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trote Solidário dá boas vindas aos calouros da Estácio de Sá

Publicado em 19/08/2013 Editoria: Educação Comente!


As boas vindas aos novos alunos do Centro Universitário Estácio de Sá será dada com o Trote Solidário, no dia 22 de agosto, em parceria com o Hemocentro de Santa Catarina. A unidade móvel do Hemosc estará no estacionamento da instituição com objetivo de captar novos doadores de sangue. As coletas de sangue serão feitas das 8h às 16h30. A iniciativa é aberta a comunidade.

A ideia é auxiliar na manutenção do banco de sangue do Hemosc, que abastece a rede pública de saúde de Santa Catarina. Atualmente, 2% da população da Grande Florianópolis contribui com o ato solidário regularmente, segundo a assistente social Rosane Suely May Rodrigues. No entanto, o ideal é que 3% da população seja doadora de sangue, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“No semestre passado, 117 pessoas receberam o sangue doado no Trote Solidário. Este ano queremos incentivar o surgimento de mais doadores e ampliar o número de beneficiados com a ação”, destaca Dr. Márcio Fritzen, coordenador do curso de Farmácia, que organiza o Trote Solidário. Cada bolsa de sangue doada por uma única pessoa beneficia três pacientes.

Para poder doar sangue é preciso ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que o limite de idade para primeira doação é de 60 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. Em qualquer situação, o candidato a doador precisa pesar mais de 50 Kg e ter um documento oficial em mãos na hora da doação. O doador deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo. Veja outras orientações dadas pelo Hemosc no quadro abaixo.

O que é necessário para se tornar um doador de sangue

• Ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Fonte: http://www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue

› FONTE: AllpressCom

Comentários