Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc lança dois editais com bolsas de iniciação científica para alunos de graduação

Publicado em 04/03/2014 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou a seleção de bolsistas para o próximo período do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e do Programa de Iniciação à Pesquisa (Pipes), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Em ambos os casos, as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros de ensino da Udesc precisarão enviar os projetos inscritos, as aprovações deles e a planilha geral de propostas para a PROPPG até 30 de abril.

Com valor de R$ 400 e carga de 20 horas semanais, as bolsas dos editais terão vigência de 12 meses a partir de 1º de agosto.

Campo valorizado

O coordenador de Pesquisa da Udesc, Milton Cinelli, destaca que os acadêmicos selecionados para essas bolsas participam ativamente dos grupos de pesquisa da instituição.

"O perfil da iniciação científica é supervalorizado no Brasil e no exterior pela proposta de formação. Os desafios dos planos de pesquisa levam os alunos a desenvolverem sua criatividade na busca de soluções", afirma.

"Se for mantido o número de cotas de bolsa do atual período, 2013-2014, teremos 382 bolsas pelo PIC&DTI, enquanto o Pipes oferecerá três para cada curso da Udesc que ainda não conta com pós-graduação stricto sensu", explica.

PIC&DTI

O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Nele, os centros de ensino receberão dois terços das cotas pelos programas de bolsas de Iniciação Científica (Probic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), da Udesc.

O restante das vagas será financiado pelos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o edital, os projetos poderão ser inscritos por professores com doutorado nas direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros após passarem por aprovação nos respectivos departamentos, que são responsáveis por elaborar os próprios calendários para os interessados em se cadastrar.

Os candidatos a bolsistas somente poderão se inscrever depois que a seleção dos professores orientadores for realizada. Os estudantes precisam atender a cinco critérios, como matrícula regular, ausência de vínculo empregatício e cadastro no grupo de pesquisa.

Pipes

O programa busca desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de acadêmicos de cursos de graduação que ainda não têm pós-graduação stricto sensu. O Pipes concederá três cotas de bolsa para cada curso nessa situação, que serão repassadas aos orientadores.

Docentes com mestrado ou doutorado podem participar, devendo inscrever os projetos nas direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros, enquanto os alunos, que têm de cumprir cinco critérios, só conseguirão se cadastrar após a seleção dos orientadores, conforme aponta o edital.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários