Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estudantes do SENAI se preparam para disputas nacional e mundial

Publicado em 24/02/2014 Editoria: Educação Comente!


Grupo pode conhecer os programas utilizados nas competições. Foto: Marcos Campos

Grupo pode conhecer os programas utilizados nas competições. Foto: Marcos Campos

Alunos e professores se reuniram na FIESC para conhecer mais sobre as três competições de ensino profissionalizante.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta terça-feira 39 estudantes do SENAI/SC. Eles se preparam para disputar a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento e a WorldSkills, competições entre alunos cursos profissionalizantes.

Acompanhados de seus professores treinadores e também de avaliadores, os estudantes puderam conhecer os sistemas que serão utilizados nas disputas, que acontecem em setembro próximo e agosto de 2015, respectivamente. Seis competidores do Senac também participaram do encontro.

Entre eles estava Isabelle Simão, formada em Metrologia pelo SENAI de Joinville. Além de já trabalhar na área, Isabelle treina, em média, uma hora por dia após o expediente e por mais seis horas aos sábados. "Com todo este treinamento focado, ela tem todas as condições para conseguir a medalha de ouro. Espero que ela consiga alcançar este objetivo", afirmou Alexandre de Aviz, seu professor treinador.

Durante a competição, os alunos serão avaliados pela organização, planejamento, aproveitamento de recursos e tempo no desenvolvimento de atividades típicas de suas profissões. Para assegurar a vaga para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, cada um dos competidores passou por um longo processo, composto pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, prova seletiva e prova de índice.

Para a avaliadora Liane Ferreira, os alunos, ao participarem das disputas, desenvolvem outras importantes habilidades profissionais. "Eles aprendem a trabalhar sob pressão e a desenvolver técnicas que ajudem na resolução dos problemas, criando uma visão mais ampla deles", afirmou.

A etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento será realizada entre os dias 1º e 7 de setembro em Belo Horizonte (MG). O WorldSkills está marcado para os dias 11 a 16 de agosto de 2015 em São Paulo (SP), em sua primeira edição no Brasil. Antes disso, alguns estudantes participarão do AmericaSkills, que ocorrerá em Bogotá, na Colômbia, entre 31 de março e 7 de abril.

 

 

› FONTE: FIESC

Comentários