Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alunos da rede pública de ensino migram para a particular

Publicado em 18/02/2014 Editoria: Educação Comente!


A disparidade na qualidade de ensino entre a rede pública e privada tem provocado a migração de estudantes para escolas particulares.

De acordo com o resultado mais recente do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb/Prova Brasil publicado em 2011, principal indicador que mede a qualidade da educação brasileira, ainda que as escolas estaduais e municipais alcancem meta de desempenho para 2021, os números ficarão abaixo da pontuação da rede particular em 2011.

Nas projeções de metas para 2021, avaliando o desempenho do Ensino Médio, enquanto a rede particular deve chegar ao percentual 7,0, a rede pública não deve alcançar 5,0 de pontuação, número abaixo do desempenho das escolas privadas em 2011, que foi de 5,7.

Em todos os ciclos – ensino fundamental e médio – as notas mais altas foram obtidas por alunos que estudam na rede particular. Entre as causas do baixo desempenho do ensino público estão problemas como insatisfação salarial dos professores, greves, baixo investimento em cursos de aperfeiçoamento e precárias condições de funcionamento das unidades escolares.

O resultado deste cenário é a fuga da classe média do ensino público, que busca nas escolas particulares um sistema de ensino mais eficiente.

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, é uma alternativa para os pais que não têm condição financeira de arcar com mensalidades integrais. O programa concede bolsas de 50% de desconto em mais de 4 mil escolas em todo país. “As bolsas podem ser pleiteadas para a educação infantil, ensino fundamental e médio”, reforça Andréia Torres, diretora de expansão e relacionamento do programa.

 

 

 

 

› FONTE: Educa + Brasil

Comentários