Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sine prestou atendimento a 1,12 milhão de trabalhadores em um ano

Publicado em 18/02/2014 Editoria: Educação Comente!


Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina prestaram atendimento a 1,12 milhão de trabalhadores de dezembro de 2012 a dezembro de 2013.

Este número superou em cerca de 50% a meta de atendimento estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o período, que era de 552 mil. O sistema disponibilizou ainda 78 mil vagas e encaminhou 169 mil pessoas ao mercado de trabalho.

O Sine também encaminha a maior parte dos trabalhadores que buscam o seguro-desemprego. De dezembro de 2012 a dezembro de 2013, 249.502 pessoas foram beneficiadas com o seguro-desemprego totalizando R$ 873,2 milhões. Atualmente, 90% dos encaminhamentos para o seguro-desemprego são nos postos Sine. Os 10% restantes são na Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em Santa Catarina, havia 84 postos do Sine em 2012. Atualmente, há 120 postos, dos quais 22 são de execução direta do Estado por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) sob a responsabilidade da diretoria de trabalho, emprego e renda.

Outros 98 postos são em convênio com as prefeituras. O objetivo este ano é aumentar ainda mais o número: mais 20 postos devem ser criados em parceria com as prefeituras totalizando 140 postos até o fim do ano.

“A descentralização dos postos é determinação do governador e estamos cumprindo. Desta forma, os serviços ficam mais próximos do cidadão. Além disso, a meta é fazer com que os números de qualificação profissional sejam superiores aos do seguro-desemprego”, destacou o secretário interino de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues.

Os postos do Sine são responsáveis pela intermediação da mão de obra, encaminhamento para o seguro-desemprego e para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de prestar informações sobre outro programa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável: o Juro Zero.

Os cursos do Pronatec são para pessoas a partir dos 16 anos. Em Santa Catarina, há 67 mil vagas disponíveis nesta modalidade. Para se candidatar a uma das vagas, é possível procurar tanto os postos de atendimento do Sine quanto os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Os endereços dos postos do Sine e dos CRAS estão no site da secretaria.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários