Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto "Álcool e direção mistura fatal" estará na Corrida Ponta do Papagaio neste domingo (16)

Publicado em 14/02/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Com o intuito de associar uma vida saudável a condução segura de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SC), por meio do Projeto  BALADA PELA VIDA – ÁLCOOL E DIREÇÃO MISTURA FATAL, insere em sua programação a participação  no circuito de corrida de rua  em Santa Catarina neste próximo final de semana.

O DETRAN/SC organizou uma equipe de corredores, composta por 05 (cinco) atletas, 03 (três) homens e 02(duas) mulheres, os quais participarão da corrida denominada 30 KM PONTA DO PAPAGAIO GUARDA DO EMBÁU –REVEZAMENTO. A corrida acontecerá no dia 16 de fevereiro de 2014, com largada prevista para as 07h30min na  Praia da Pinheira – Palhoça, seguindo  pela  Guarda do Embaú, praias e trilhas da Guarda, Praia de Cima, Praia da Pinheira, retornando no Baxio, Ponta do Papagaio para chegada na (Praia da Pinheira).

No local será instalado um estande do projeto BALADA PELA VIDA – ÁLCOOL E DIREÇÃO MISTURA FATAL com a distribuição de material educativo e realização de testes com etilômetros descartáveis.

De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros ingeriu bebida alcoólica. Os dados revelam ainda um total de 21% dos acidentes relacionados ao uso do álcool, causando um grande impacto nos atendimentos de urgência e emergência do SUS.

Entendemos que uma vida saudável esta associada não somente a ausência de doenças, mas sim com a preocupação da qualidade de vida, nela incluída a prática de esportes e atitudes comportamentais seguras, dentre elas a condução segura de veículos automotores.

Assim podemos dizer que o estilo de vida saudável inclui também atitudes comportamentais no trânsito ligados a hábitos corretos , tais como a direção segura e em especial o não uso de álcool na direção de veículos.

Lembre-se que a multa para quem ingerir bebida alcoólica e dirigir é de R$ 1.915,40 e em caso de reincidência no prazo de um ano o valor será de R$ 3.830,80. O veículo dirigido por motorista que consumiu bebida alcoólica ficará retido até a apresentação de outro condutor habilitado para dirigir. O condutor terá a habilitação e o documento do veículo recolhidos, além de sofrer um processo de suspensão do direito de dirigir por um ano.

 

 

 

 

 

› FONTE: Detran SC

Comentários