Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

País da União Europeia pode recrutar mulheres

Publicado em 14/03/2024 Editoria: Ana Lúcia Ratuczne Comente!


Matthew Hintz  Pexels

Matthew Hintz Pexels

A Dinamarca pode tornar-se a mais recente nação escandinava a começar a forçar as mulheres a servir nas suas forças armadas, expandindo o seu programa de recrutamento no meio do conflito Rússia-Ucrânia.
 
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, revelou a iniciativa na quarta-feira em Copenhage, dizendo aos jornalistas que exigir que as mulheres se juntem às forças armadas ajudará a alcançar a “plena igualdade entre os sexos”. Ela acrescentou: “Não nos rearmamos porque queremos a guerra. Estamos nos rearmando porque queremos evitá-lo.”
 
As forças armadas da Dinamarca têm actualmente cerca de 13.700 soldados, incluindo 9.000 soldados profissionais e 4.700 recrutas em treino. O governo de Frederiksen pretende aumentar o número de recrutas para 5.000 e sujeitar tanto homens como mulheres ao serviço obrigatório.
 
A lei dinamarquesa exige actualmente que todos os homens fisicamente aptos sejam recrutados para cerca de quatro meses de serviço militar. Nem todos os homens são forçados a servir porque os voluntários reduzem a necessidade de alistamento obrigatório. As mulheres voluntárias representam actualmente cerca de 25% das 4.700 forças de curto prazo da Dinamarca.
 
Os planos prevêem a promulgação de uma nova lei de recrutamento em 2025 e a implementação do sistema em 2026. As novas tropas passarão cinco meses em formação, seguidos de seis meses de serviço operacional.
 
O cenário de segurança da região tornou-se “cada vez mais sério e temos de ter isso em conta quando olhamos para a defesa futura”, disse o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, aos jornalistas. “É necessária uma base mais ampla para o recrutamento que inclua todos os gêneros.”
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lars Lokke Rasmussen, enfatizou que a Rússia não representa actualmente uma ameaça à segurança dinamarquesa. “Mas não chegaremos a um lugar onde eles possam vir para fazer isso.”
 
A Suécia começou a recrutar homens e mulheres em 2017. Quatro anos antes, a Noruega tornou-se o primeiro membro da NATO a impor o serviço militar obrigatório às mulheres.
 
 
O Presidente russo, Vladimir Putin, salientou repetidamente que Moscou não tem interesse em atacar os países da NATO ou em transformar a crise na Ucrânia num conflito mais amplo.
 
Fonte: RussiaToday
 
 
 
Geopolítica e Exopolítica por Ana Lucia Ratuczne. Todas as quintas-feiras.
 
Siga-me também no Instagram @anaexopolitica2 e no YouTube AnaExopolítica2 e AnaExopolítica2.1

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários