Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CPI das invasões de terra irá convocar ministros

Publicado em 26/05/2023 Editoria: Administração e Gestão Comente!


Tim Mossholder  Pexels

Tim Mossholder Pexels

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões de terras privadas decidiram nessa quarta-feira (24) os primeiros requisitos de convocação ou convite para depoimentos na CPI. Com aproximadamente 130 pedidos já protocolados, a CPI promete aprofundar a investigação sobre o movimento e suas atividades.

A Comissão aprovou a convocação para esclarecimentos dos ministros do governo Lula, Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (MDA), além do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Lideranças do MST e de outros movimentos de luta agrária, como a FNL, também serão convocadas. As datas para os depoimentos ainda serão definidas.

Também foi solicitada a convocação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para explicar as invasões que ocorreram no Estado, bem como a de representantes da empresa Suzano – que teve fazendas invadidas no início do ano. Durante a reunião também foram propostas visitas técnicas aos locais de invasões.

Vice-presidente da CPI e membro da FPA, o deputado Kim Kataguiri (União -SP) apontou o que espera da comissão. “É necessário produzir um relatório que, não só aponte quem cometeu os crimes, mas também traga uma sugestão de legislação para que essas invasões não voltem a acontecer”.

Foram aprovados 11, dos 15 requerimentos apresentados durante a sessão desta quarta-feira. As convocações e convites para depoimento têm como objetivo obter informações para o andamento das investigações e a elaboração de um relatório conclusivo sobre as atividades dos grupos responsáveis pelas invasões.

Fonte: agencia.fpagropecuaria.org.br

Redação: Ana Lucia Ratuczne

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários