Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alfabetização de jovens e adultos ganha atenção especial em Santa Catarina

Publicado em 27/12/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Com a meta de alfabetizar 10 mil jovens e adultos entre os anos de 2013 e 2014, o Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada é destaque no Pacto pela Educação. Este ano, 4.850 alunos foram alfabetizados por 469 professores, distribuídos em 506 turmas. O programa é executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

Márcia Aparecida Vieira, uma das coordenadoras do programa, vê progresso significativo na vida de alunos que participaram da etapa SC Alfabetizada de 2013. “Com determinação e incentivo da família, essas pessoas veem que ainda há tempo para aprender o que parecia tão fora de realidade. Até a alegria volta”, ressalta.

Alfabetizada, graças ao programa, Ezoi Monteiro Cantalice, de 71 anos, moradora da Grande Florianópolis, conta como se sente, agora que pode ler e escrever.

”Ficar de pé, no meio de um monte de gente e ler em voz alta uma passagem da Bíblia, era uma coisa impossível de imaginar, mas agora leio corretamente e recebo muitos elogios”, comemora Ezoi, que, para começar a participar das aulas, recebeu o encorajamento da amiga Custódia, também participante do curso.

Por fim, Ezoi divide um ensinamento. “Quero convidar a todos para assistirem às aulas, pois tenho certeza de que será muito importante na vida de todos, assim como foi na minha”, garante.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários