Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis e UFSC iniciam implementação de corredor exclusivo de ônibus na Universidade nesta segunda-feira (25)

Publicado em 20/04/2022 Editoria: Florianópolis Comente!


Mapa de alterações: Agecom/UFSC

Mapa de alterações: Agecom/UFSC

 
Com o corredor exclusivo, os ônibus terão economia de até 19 minutos no deslocamento
 
A Prefeitura de Florianópolis, através Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, e a Universidade Federal de Santa Catarina, através do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE, iniciarão a implementação de um corredor exclusivo de ônibus que atravessará a Universidade, nesta segunda-feira (25). Com o corredor, haverá mudanças no itinerário da linha UFSC - Semidireto e também a adição de um ponto de embarque em frente a Praça da Cidadania, que fica dentro do Campus Trindade. 
 
O corredor será utilizado somente pela linha 185 - UFSC Semidireto que sofrerá mudança de itinerário. A partir do dia 25 de abril, a linha entrará na Universidade pela Rua Roberto Sampaio Gonzaga, passará pela rotatória seguindo em frente à Praça da Cidadania, o itinerário terá continuidade na Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira e sairá do Campus na Rod. Dep. Antônio Edu Vieira. O trajeto da linha continuará passando pelo TITRI. O ponto de embarque dos estudantes dentro da Universidade será indicado com sinalização em frente à Praça da Cidadania. Além disso, o ponto em frente à Arquitetura também atenderá a essa linha. As mudanças permitirão uma economia de tempo de deslocamento de até 19 minutos.
 
Além da implementação do corredor exclusivo, também serão revitalizadas e acrescidas placas de orientações verticais e sinalizações horizontais no Campus. Outra novidade é a criação de uma Zona 20, em frente à Praça da Cidadania, para que os ônibus trafeguem com limite de velocidade de até 20 km/h. A Guarda Municipal, juntamente com a segurança da UFSC, estará presente dando apoio e garantindo a exclusividade do corredor e o respeito às alterações de sinalização, além da segurança de todos que trafegam dentro da Universidade no período experimental. 
 
Com a consolidação da fase de testes do corredor exclusivo, o DPAE/UFSC e o SMARTLAB/PMF já estudam a implantação de abrigo com sistema de pré-embarque dentro da Universidade, para otimizar ainda mais o tempo da linha UFSC - Semidireto. Também há previsão para que nos próximos dias já sejam realizadas as pinturas de infraestrutura cicloviária dentro da Universidade, que serão implantadas na Rua Roberto Sampaio Gonzaga e em toda a extensão da Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira.
 
“A primeira fase de alterações será muito importante para analisarmos as melhorias que trarão na mobilidade da região. Com o corredor exclusivo de ônibus, por exemplo, o tempo de trajeto será reduzido, possibilitando o acréscimo de mais horários e a inclusão de parada no TITRI, que possibilitará maior integração para os usuários das regiões da Bacia do Itacorubi, Leste e Norte da Ilha”, explica o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários