Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novas perspectivas no ensino médio ajudam no combate à evasão

Publicado em 23/12/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Fazer com que os jovens cheguem ao ensino médio – e permaneçam nele – é hoje um dos principais desafios para que o Brasil consiga incluir, de fato, grande parte da população nas conquistas econômicas pretendidas, em médio prazo.

Multirrepetência, desinteresse e necessidade de ingressar cedo no mundo do trabalho são fatores que fazem da evasão escolar uma questão preocupante, especialmente na faixa etária dos jovens de 15 a 17 anos.

Nas escolas estaduais, são oferecidas diferentes modalidades de ensino médio que ampliam o tempo dos estudantes na escola: o Integral e o Profissionalizante são os destaques.

De acordo com o secretário de Estado, Eduardo Deschamps, o foco da Secretaria de Estado da Educação para o próximo ano letivo é fortalecer cada vez mais este nível de ensino. “Queremos ampliar o número de alunos no Profissionalizante e ampliando o número de escolas com Ensino Médio Integral.

É importante darmos outras opções aos nossos estudantes para que eles permaneçam na escola”, enfatiza Deschamps.

Mais tempo para aprender

Em Santa Catarina, 92 escolas optaram pelo Ensino Médio Integral e oferecem, no contraturno escolar, disciplinas optativas que estimulam a criatividade e a inovação dos currículos. Previsto no Pacto pela Educação, a meta da SED é ter 50% dos estudantes de ensino médio no Integral até 2020. 2013 fechou com 13.060 alunos ou 5,7%.

Ensino Médio Profissionalizante

Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Regular ainda terão a oportunidade de cursar aulas técnicas, com a carga horária de 8 horas semanais no SESI, SENAI e SENAC.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quem também oferece esta modalidade de ensino são os Centros de Educação Profissional de Santa Catarina (CEDUPs). As aulas são voltadas para o desenvolvimento sustentável e produtivo de cada região.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) é outra modalidade oferecida pela Secretaria de Educação. O objetivo é desenvolver projetos que contemplem as áreas do conhecimento científico e formação tecnológica.

O EMIEP agrega eixos tecnológicos como Gestão em Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Hospitalidade e Lazer, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Ambiente, Saúde e Segurança, e Controle e Processos Industriais.

Em 2013, 20,24% ou 45.945 estudantes da Rede Estadual fizeram cursos profissionalizantes. A meta, até 2020, é chegar a 30%.

Programa Mais Escolas

Para qualificar e ampliar a oferta de Ensino Médio, a Secretaria da Educação está investindo na infraestrutura escolar. O Programa Mais Escolas está com 10 novas escolas de Ensino Médio em construção, 18 em licitação e 1 foi inaugurada em setembro de 2013. Além dessas, 8 novos Cedups também estão em fase final de construção.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários