Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palhoça: Camerata faz sua primeira apresentação do projeto

Publicado em 25/02/2022 Editoria: Palhoça Comente!


 

"É uma música que mexe com a gente, parece que toma conta do coração e fica por ali, eu estou adorando", disse uma estudante de 10 anos, da  Escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira (CAIC), no Passa Vinte, em Palhoça, durante a apresentação da Camerata Florianópolis na manhã desta quinta-feira (24). Esta foi a primeira das quatro apresentações que a Camerata fará com o seu octeto de cordas do projeto "Villa-Lobos para Crianças", aprovado pela Lei Aldir Blanc para ser apresentado em escolas públicas da Grande Florianópolis. 

Todos com os olhos e ouvidos atentos ao maestro Jeferson Della Rocca, às explicações dos músicos referentes aos seus instrumentos e às canções de Villa-Lobos como Fui no Itororó, Ciranda Cirandinha, A Canoa Virou, Capelinha de Melão, entre outras. Os arranjos e orquestrações para o projeto foram especialmente desenvolvidos pelo arranjador Alberto Heller. 

Segundo o maestro Jeferson, esse trabalho para as crianças é fundamental, pois elas são o público do futuro. "Então, dar a oportunidade para as crianças conhecerem a música erudita, ter acesso a uma música bem elaborada serve como referência e ajuda na formação do gosto musical que está sendo formado", afirma.

E para sentirem a fundo a música erudita, dois estudantes, um menino e uma menina, colocaram a mão na massa e foram escolhidos para reger os músicos. De início, a timidez tomou conta das crianças e a regência foi num ritmo calmo, bem abaixo do que estão acostumados com as canções. Com o passar do tempo a vergonha abriu espaço e as crianças se soltaram, aumentando o ritmo do octeto e atingindo o tom ideal das canções. 

Para a secretária de Educação de Palhoça, Claudia Schwinden, proporcionar a cultura para as crianças é muito importante. "Um espetáculo desse enche os olhos e aquece o coração. Parabéns mais uma vez a Camerata por escolher a Palhoça!".

Os estudantes também assistiram ao vídeo de animação "O Maestro do Tempo" (produzido em 2014 por alunos do Projeto Animação, de Vitória-ES), que conta a história de Villa-Lobos. O vídeo está disponível no Canal YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

As apresentações que são exclusivas para os estudantes das escolas selecionadas e visam a formação de plateia para a música orquestral, rodarão mais três escolas da Grande Florianópolis. O próximo encontro será nesta sexta-feira (25), às 16h30, na Escola de Educação Básica Simão José Hess, na Trindade, em Florianópolis.

No dia 3 de março, o encontro será na Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, na Capital. E a última apresentação será no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, em São José, dia 4, também às 16h. Estas duas apresentações contarão com a participação da soprano Carla Domingues. 

Produzido por Maria Elita Pereira e sua equipe, com parceria da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a apresentação será realizada através do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc 2021 de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura/ Conselho Estadual de Cultura / Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura / Governo do Estado de Santa Catarina.

 

SOBRE A LEI ALDIR BLANC

Ela foi criada para homenagear o compositor de sucessos como Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, Corsário, Resposta Ao Tempo, Amigo É Pra Essas Coisas, Vida Noturna, que partiu em decorrência da Covid-19, em maio de 2020. A Lei que ganhou o nome Aldir Blanc tem por objetivo ajudar o mundo da cultura, um dos que mais sofreu com a chegada da pandemia no país.

Foto: Fernando Evangelista (Scarduelli Comunicação)

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários