Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Univali desenvolverá jogos digitais acessíveis

Publicado em 19/12/2013 Editoria: Educação Comente!


 O desenvolvimento de soluções em interação para jogos digitais acessíveis é o novo desafio de pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O grupo trabalha na concepção de hardware e software que permitam levar, às escolas, novas tecnologias que unam educação e lazer e promovam a inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

A equipe explorará as tecnologias assistivas para a criação de recursos de interação natural e jogos digitais acessíveis, por meio de dispositivos não convencionais.

Como resultado será produzido, ainda, um guia com recomendações sobre acessibilidade em jogos digitais e orientações para inovação em utilização de recursos adaptados a jogos para pessoas com necessidades especiais.

O projeto terá financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI), por meio de recursos do edital 84/2013 MCTI-Secis/CNPq.

Esse edital apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, com temas ligados à tecnologia assistiva.

Ele integra o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência Plano Viver sem Limite, implementadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI).

A pesquisa desenvolvida pela Univali receberá R$ 41 mil dos recursos destinados ao fundo do edital 84/2013, e deve ser concluída dentro de dois anos.

 

 

 

 

 

› FONTE: Imprensa Univali

Comentários