Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

É seguro investir em criptomoedas?

Publicado em 28/01/2022 Editoria: News Comente!


unsplash

unsplash

Veja como evitar altos riscos ao se expor a este mercado.

As criptomoedas, sem dúvida, foram o principal investimento de 2021. De fato, o bitcoin (BTC) foi o único investimento do ano que superou o índice de inflação, ou seja, deu retorno real ao investidor.

Nesse sentido, é importante frisar que muitos investidores iniciantes começaram a investir através do BTC. No entanto, a maior preocupação acaba sendo como investir com segurança neste mercado. Afinal, vale a pena utilizar uma carteira de criptomoedas? Qual a proteção legal que este investimento possui no Brasil?

Para responder estas perguntas é preciso analisar dois arcabouços: o funcionamento do sistema das criptomoedas e as leis em vigor sobre este mercado no Brasil. Isso pode ser feito analisando os seguintes pontos:

Como funcionam as criptomoedas?

A principal revolução das criptomoedas reside no fato de elas serem um dinheiro 100% digital e livre do controle de quaisquer entidades. Cada criptomoeda possui seu próprio protocolo criado e descrito através de um documento chamado whitepaper.

No whitepaper estão descritas todas as regras de funcionamento de cada sistema. Uma vez que a rede seja lançada, estas regras operam de forma praticamente imutável. Isto é, nenhum indivíduo, empresa ou governo consegue mudar as regras.

Para isso, as criptomoedas possuem uma rede descentralizada e autônoma chamada blockchain, que registra todas as transações realizadas ali. Cada transação, bem como cada bloco, é protegida por um código chamado hash, uma espécie de assinatura única e imutável.

Cada bloco carrega não apenas seu código de hash, mas também o hash do bloco anterior. Dessa forma, se um hash não for compatível com aqueles presentes nos demais blocos, a rede simplesmente rejeitará o bloco falso.

Essas redes são seguras?

Em sua maioria, sim. Cada rede possui um mecanismo particular que garante a segurança do conjunto de transações. No BTC, por exemplo, este mecanismo chama-se Prova de Trabalho (PoW) e determina que cada computador precisa gastar energia para encontrar o hash de um bloco.

Quanto mais máquinas estiverem em busca deste código, maior é o poder computacional e, consequentemente, a segurança. Afinal, qualquer entidade que desejasse fraudar o BTC deveria possuir pelo menos 50% mais um de todo o poder computacional da rede.

No entanto, hoje o BTC possui uma força computacional equivalente a centenas de vezes a força de todo o Google. Ou seja, é virtualmente impossível um fraudador ter sucesso em sua empreitada. E mesmo que tivesse, ele só conseguiria reverter no máximo algumas transações.

Mas se o BTC é seguro, outras redes possuem menor segurança. A Solana (SOL), por exemplo, foi vítima de pelo menos dois ataques nas últimas semanas, o que causou grandes instabilidades na rede. Por isso, é importante conhecer o projeto, seus fundadores e sua segurança para evitar maus investimentos.

Legislação que protege os investidores

Que a rede das criptomoedas é segura, é um fato. Contudo, o investimento em criptomoedas também deve contar com alguma proteção legal, como regras anti-fraudes e golpes, por exemplo.

No Brasil, a lei ainda é vaga em relação a estes temas, pois não existe uma regulamentação específica para criptomoedas. O mais próximo que existe disso é a Instrução Normativa 1.888, emitida pela Receita Federal em 2019, que versa sobre aspectos tributários das operações com criptomoedas.

Atualmente, o Projeto de Lei 2303/2015 busca dar um maior arcabouço legal às criptomoedas, estabelecendo regras claras e penas maiores para golpes neste mercado.

Como investir de forma segura?

As criptomoedas são uma nova classe de ativos com enorme potencial de retorno, mas também com grande risco de perda. Para evitar a ruína financeira neste mercado, veja algumas dicas de como investir com segurança:

Se você está pronto para ingressar no mercado de criptomoedas, leia atentamente os pontos descritos neste texto. Ao fazer isso, você não apenas terá a certeza de que o mercado é seguro, como também aumentará a sua confiança e segurança pessoais.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários