UNICEF alerta que fechar escolas novamente seria uma atitude desastrosa
Publicado em 24/01/2022
Editoria: Educação
Comente!
O Fundo das Nações Unidas para a Infância,
Unicef, alerta que uma possível onda de fechamento de escolas para conter a variante Ômicron “seria desastrosa para as crianças”.
A agência pede a atuação de especialistas em saúde pública para melhor entender a questão, da qual depende a ação de governos em meio à incerteza em todo o mundo.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, tem alertado que a propagação da Ômicron está acontecendo “mais rapidamente do que qualquer variante anterior”.
Mas segundo o Unicef, os colégios devem ser os últimos a fechar. E numa situação de alta transmissão comunitária, medidas rigorosas de saúde pública são necessárias.
A agência reconhece a eficácia de medidas de mitigação em escolas, mas recomenda que os estabelecimentos permaneçam abertos. O Unicef advoga ainda pelo o aumento de investimentos na conectividade digital.
A agência da ONU afirma que 2022 não pode ser mais um ano de interrupção no ensino, mas sim um momento de priorizar “a educação e os melhores interesses das crianças.”
A agência lista ainda os desafios enfrentados com os fechamentos prolongados. Entre eles, a limitação de recursos para alunos, professores e pais, bem como a falta de acesso à aprendizagem a distância sobre várias décadas de progresso na educação.
A agência da ONU ressalta que a escola é, muitas vezes, a única refeição nutritiva do dia para muitas crianças.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)
Comentários